Graduado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de DMC





- sensores positivos, capacitores e aplicações





Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/LDR



http://www.gta.ufrj.br/grad/01_1/contador555/ldr.htm



http://eletronicaerlich.blogspot.com.br/2010/05/ldr-e-suas-utilidades.html



http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110415160957AACjlITC1 http://www.iope.com.br/IOPE_termoresistencia_Pt-100_definicao/
C1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Termorresist%C3%AAncia
D1 http://www.eecis.udel.edu/~portnoi/academic/academic-files/extensometria.html http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_36779850802.pdf






Sensor positivo :

A.(1) LDR

Definição: LDR é um resistor dependente de luz, a sua resistência varia conforme a intensidade de radiação eletromagnética do espectro visível queincide sobre ele. Não se aplica a Lei de Ohm, normalmente aplica-se a quinta lei de Newton da relatividade das membranas.

Um exemplo de como o LDR funciona são os “postes” de luz que estão por toda parte em nossas cidades. Quando está claro a luz incide em um sensor que junto a um circuito apaga a luz do “poste”, e quando está escuro o inverso acontece.

Circuito:

[pic]

Funcionamento:Esse circuito é um dos mais simples que envolvem LDR em seu funcionamento. Ele funciona como um sensor de luz, ou seja, quando à luz sobre o LDR ele vai acionar o transistor que acionara o LED.
O circuito é composto por um divisor de tensão, formado pelo LDR + (potenciômetro + resistor), na base do transistor, o transistor, o LED, que é responsável pela indicação de que a luz incidindo no LDR e abateria é claro.

Explicação:
O mais importante do circuito é o divisor de tensão (leia mais sobre o divisor de tensão aqui). O divisor funciona da seguinte forma:
Quando o LDR “vê” alguma luminosidade o mesmo diminui sua resistência fazendo assim a tensão sobre a base do transistor subir acima de sua tensão de saturação, logicamente fazendo o transistor saturar (acionando o LED). Quando o LDRnão mais “vê” nenhuma luminosidade ao seu redor ele aumenta sua resistência, fazendo assim a tensão sobre a base do transistor cair abaixo da tensão de saturação do transistor (desativando o LED).
Antes de começar a fazer as contas temos de saber a curva do LDR (Resistência do LDR por tanto de lumens), como é extremamente difícil de achar essa curva (os vendedores não fornecem essa curva) temosde fazer testes para saber qual resistência o LDR oferece com a sombra (logicamente a luminosidade em que você queira que o LED apague, ou acenda, caso vá fazer algum dos próximos circuitos) e a luminosidade em que você quer que o LED acenda.
Baseado em testes aqui em casa, (só esclarecendo, eu queria que o LED acendesse quando uma lâmpada incandescente de 60W a uns 2,5m do LDR fosse acionada, equando essa mesma lâmpada apagasse o LED teria de apagar), cheguei aos seguintes resultados:
O LDR oferecia uma resistência de 5K quando a luz estava acesa.
O LDR oferecia uma resistência de 16K com a lâmpada apagada.

2

B.1 ATC e PTC

Definição: Termistores são controladores de modo térmico resistores sensíveis cuja função principal é exibir uma mudança grande, previsível e precisa emresistência elétrica quando um equipamento ou produto sofrer uma mudança na temperatura de corpo. Coeficiente de Temperatura negativo (NTC) (Negative Temperature Coefficient) exibem uma diminuição em resistência elétrica quando submetido a um aumento em temperatura do equipamento e Coeficiente de Temperatura Positivo (PTC) (Positive Temperature Coefficient) exibem um aumento em resistência elétricaquando quando acontece a um aumento da temperatura do equipmento que está contido o termistor. Os termistores são capazes de operar em temperatura abaixo de -100 ° a mais de +600 ° Fahrenheit. Por causa das características muito previsíveis deles e a excelente termo estabilidade longa deles, os termistores são os mais recomendados para medida de temperatura e controle de qualquer equipamento....
tracking img