Gradin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Paulo Antônio da Silva Júnior
Curso: MBA mercado de capitais
Disciplina: Governança corporativa - centro universitário UNA

ESTUDO DE CASO GRADIN E ODEBRECHT

O grupo Odebrecht emmeados da década de 70, quando a empresa ainda restringia sua atuação na região da Bahia, necessitava de capital devido a uma crise de liquidez. Visto este cenário, Victor Gradin, da família Gradin,efetuou um aporte financeiro na organização, que em contra partida, lhe garantiu direito a uma fatia de seu capital, chegando a deter 20,6% do total.
Com o decorrer do tempo, a Odebrecht ganha forças nomercado nacional e internacional, formando um conglomerado de 12 empresas, que atuam em setores que vão da construção pesada, passam pela petroquímica e chegam à exploração de petróleo.
A relação queantes era amigável, entre o Victor Gradin e o Norberto Odebrecht, se vê abalada com a chegada das novas gerações das famílias no comando do grupo. Esse conflito vem à tona no momento em que a empresaapresenta excelentes resultados, a Odebrecht está com atuação em mais de 20 países e um faturamento que vem superando a casa dos 40 bilhões de reais.
Marcelo Odebrecht, presidente e neto do grupo, quetomou a decisão de exercer o direito de adquirir a parte pertencente à família Gradin, visto que estava previsto no acordo feito entre ambas às partes, que o Victor Gradin venderia sua participaçãopara a família Odebrecht ao completar 70 anos de idade.
Por meio da Holding Graal, pertencente á família Gradin, o Victor repassa suas ações para seus filhos Miguel, Bernardo e Ana Maria, os mesmo nãoaceitam a proposta feita pelo Marcelo Odebrecht no valor de 1,5 bilhões de dólares pela participação que possuem no grupo, estabelecem um valor de 3 bilhões de dólares para deixar a sociedade, odobro proposto pela parte.
Na minha visão, apesar da complexidade dos fatos, concordo com a parte proposta pela família Odebrecht, já que o acordo inicial seria que a família Gradin deixaria o comando...
tracking img