Graciliano Ramos Tem Uma Vasta Publica O Em Livros De Literatua

1644 palavras 7 páginas
Graciliano Ramos tem uma vasta publicação em livros de literatua, tem um estilo marcante de escrever suas obras, não usa de sentimentalismo, sendo claro e objetivo, porem suas obras causam comoções porque mexe como no caso de Vidas Secas com uma realidade que conhecemos muito no Brasil. O autor trabalha questão como política, dramas urbano, e problemas sociais como: miséria, corrupção, vícios, desigualdade social, exploração do homem. Suas obras são realista com a realidade emq eu vivemos no século XIX..O autor localiza-se pela história na segunda fase do modernismo, fase que pode ser chamada de Romance regionalista ou ciclo do Romance nordestino.
No romance “Vidas Secas” Graciliano Ramos usa um estilo seco, com poucos adjetivos, o autor parece transmitir a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas, para autor da voz as marginalizados ele utiliza o discurso indireto livre, mesclando as falas dos personagens ao discurso do narrador em terceira pessoa. Mas mais do que uma obra literária esse trabalho com personagens simples faz uma critica a situação em que o Brasil se encontrava.
Resumo
O romance “Vidas Secas” narra o episódio de uma família de retirantes em busca de um lugar que lhes ofereça meios de melhorar suas condições de vida. Essa família é composta por Fabiano, homem humilde e trabalhador; Sinha Vitória, esposa resignada e fiel; o Menino mais novo e o Menino mais velho, crianças inocentes, representantes do anonimato social ; além da cachorra Baleia, animal que se humaniza em relação à dura realidade por que passa Fabiano e sua família.
Durante um longo percurso por um caminho que parece interminável, os personagens enfrentam atrocidades várias, entre as quais, a fome, a sede e a falta de um lugar onde pudessem se estabelecer. Depois de andarem muito, os retirantes encontram uma casa que parecia abandonada. Eles se aproximam e entram nela, mas logo chega o dono, para quem Fabiano, depois de oferecer seus préstimos, começa a trabalhar, sendo

Relacionados

  • 2 S RIE LITERATURA
    34365 palavras | 138 páginas