Grécia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na Grécia, no período do século XII a XII a.C. , tempo conhecido como tempos homéricos, pois foi a época que Homero viveu, predominante a crença do mundo mítico (em deuses pagãos, nos mitos gregos). Homero, um dos adcos, destacou-se por suas epopéias Ilíadas e Odisséia. Não se pode afirmar que ele tenha existido, pois alguns estudiosos, atribuem essas obras a outros autores de diferentes épocas.Segundo relato das epopéias os heróis vivem na dependência dos deuses e de seu destino. Ser um escolhido dos deuses, é uma forma de ser um deles, antes se tornando herói. Já no período arcaico (século VIII a VI a. C.) ocorreram transformações nas relações sociais e políticas, muito diferente das que se conheciam em outras culturas proporcionando a passagem do mundo mítico para a reflexão maisracionalizada e a discussão. A escrita ressurgiu no final do século IX ou VIII a.C., por influencia do alfabeto fenício, gerou uma nova idade mental, ao permitir maior abstração propicia aos confrontos de idéias e estimular o espírito crítico. A filosofia é “filha da cidade” porque surgiu como problematização e discussão de uma realidade antes não questionada pelo mito. O nascimento da filosofia,portanto, esta vinculada as citadas transformações a escrita, a lei, a moeda, o cidadão, as polis, as instituições políticas. No período clássico( séculos V a IV a. C.) representou o apogeu da civilização grega. A esplendida produção de arte, literatura e filosofia delinearam definitivamente o que viria a ser a herança cultural do mundo Ocidental. Em Atenas, tinha cerca de meio milhão de habitantesdos quais trezentos mil eram escravos, cinqüenta mil metecos (estrangeiros) excluídos esses e mais a mulheres e crianças, apenas dez porcento restante tinha o direito de decidir por todos. Em todas as atividades artesanais, o braço escravo “libertava” o cidadão para que ele pudesse se dedicar as funções teóricas, políticas e de lazer, consideradas mais dignas. No período helenístico (século III aII a.C.) registrou a decadência política, Filipe da Macedônia para conquistar as cidades gregas, aproveitou-se do fato das cidades estarem em conflitos para conquistá-las. Mais tarde, Alexandre seu filho, expandiu suas conquistas pela Ásia e África, formando um império. Mesmo tendo sido dominada, não podemos falar da destruição da educação grega, o próprio Alexandre teve como seu mestre ofilosofo Aristóteles e amava a cultura grega.Com a precoce morte de Alexandre, o império se fragmentou, por volta do século II a I a.C ,os romanos se apropriaram de seu território como assimilaram as expressões culturais da civilização grega.
A educação grega,estava centrada na formação integral (corpo e espírito) embora a ênfase se deslocava ora para o preparo militar, ora para o debate intelectual,conforme época e lugar. Para abranger o campo total do conceito grego, teríamos que empregar civilização, cultura, tradição, literatura, e educação de uma só vez (Werner Jaeger).
Em Esparta, a educação era mais voltada para o corpo até os doze anos eles estudavam música, canto, dança coletiva, porém aos doze as atividades lúdicas predominavam. Depois, aumentava o rigor de aprendizagem e a educaçãofísica se transformava em treino militar. A educação moral valorizava a obediência, a aceitação dos castigos, o respeito aos mais velhos e privilegiava a vida comunitária. Ao contrario dos atenienses, os espartanos não eram dados a refinamento intelectual, nem apreciavam os debates e os discursos longos. A educação em Atenas se iniciava aos sete anos(as meninas permaneciam no gineceu,local dacasa onde as mulheres se dedicavam aos afazeres domésticos) e se fosse menino, se desligava da mãe para iniciar a alfabetização e a educação física e musical. Era sempre acompanhada de um escravo, conhecido como pedagogo (paidagogos aquele que conduz a criança), o menino era levado à palestra para praticar exercícios físicos, sob a orientação do pedotriba (instrutor físico).Fortalecia o corpo ao...
tracking img