Grécia antiga relação ser humano

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Introdução
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2.000 a.C.. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônicos, eólios e dórios.
Formaram-se pela Grécia Antiga diversas cidades independentes. Em razões disso, cada uma delas desenvolveu seu próprio sistema de governo, suas leis, seu calendário,sua moeda. Essas cidades eram chamadas de polis, palavra grega que costuma ser traduzida por cidade-estado. As duas polis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
Sociedade da Grécia Antiga
A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedo. O artesanato grego, com destaque para cerâmica, teve grande aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavamvinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram um grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerra foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e Deuses protetores. De modo geral, apolis reunia um agrupamento humano que habitava um território cuja extensão geralmente variava entre algumas centenas de quilômetros quadrados e 10.000km². Compreendia uma área urbana e outra rural. A acrópole concentrava-se o centro comercial e manufatura. Ali, muitos artesões e operários produziam tecidos, roupas, sandálias, armas, ferramentas, artigos em cerâmica e vidro. Na área rural apopulação dedicava-se as atividades agropastoris: cultivo de oliveiras, videiras, trigo, cevada e criação de rebanhos ou cabras, ovelhas, porco e cavalos. Esse acampamento visava atingir e manter uma completa autonomia política e social para com as outras polis gregas, embora existissem muito comércio e divisão de trabalho entre as cidades gregas.
A maioria das cidades-estados gregas era pequena, compopulação de aproximadamente 20.000 habitantes ou menos na sua área urbana. Mas as principais cidades eram bem maiores no séc. IV a.C., essas cidades eram Atenas, com estimados 170.000 habitantes em sua área urbana, Siracusa, com aproximadamente 125.000 habitantes. Esparta tinha apenas 40.000 habitantes em sua área urbana, sendo uma cidade-estado pouco urbanizada em relação as outras. Atenas eraa maior e a mais rica cidade da Grécia Antiga durante o séc. V e VI a.C.. Existem relatos da época que reportam volume comercial externo da ordem de 180 milhões de dracmas áticos, valor duas ou três vezes superior ao orçamento do Império Persa na mesma época.
Governo: dominava a Macedônia o rei Felipe II, que participava como juiz nas cidades gregas. Conhecendo a defesa das cidades, durante aluta entre Tebas e Esparta, ataca e sai vencedor. Após a vitória, morre, em 336 a.C., assassinado.
Governo de Alexandre: acreditava-se que ele era o próprio filho de Zeus e da rainha Olímpia. Foi desde cedo enviado à Grécia para estudar. Unificou o povo grego e construiu um dos maiores impérios da antiguidade. Fundou na foz do Nilo a cidade de Alexandria. Morreu aos 33 anos.
As cidades gregas: osgregos anteriormente viviam em minúsculas comunidades vividas como genos. Com o tempo, esses genos foram se agrupando, a fim de se manterem melhores condições de vida, e deram origem às cidades.
A evolução grega: em algumas cidades, a agricultura foi substituída por outras atividades econômicas, que atraíram elementos estrangeiros e provocaram aumento no número de escravos. O aparecimento damoeda foi outro fator da revolução da economia.
Esparta e Atenas: os atenienses constituíram a democracia padrão na Grécia Clássica. Os espartanos, como mantinham condições de vida semelhantes a de um exército recluso sofrendo poucas modificações políticas. Tanto Esparta quanto Atenas mantiveram constantes lutas pela hegemonia grega.
Período Helenístico: O regime se impôs na religião. Foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A relação da internet com o ser humano
  • o ser humano em relação com os outros
  • Relação ser humano e tecnologia
  • Relação de trabalho e sociedade na Grécia antiga
  • A RELAÇÃO DO SER HUMANO E O ANIMAL
  • Relação ser humano e tecnologia
  • TRANSFORMANDO A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM O MUNDO
  • Resenha a relação do ser humano com a ética, cidadania e sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!