Gp professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Responda às questões abaixo, atentando para os enunciados e para as perguntas que se fazem em cada uma delas.

Estabeleça a diferença entre competência absoluta e relativa, indicando a abrangência de cada uma e a forma de argüição de cada uma delas.
Explique o que significa “garantias da magistratura”, explicando cada uma delas. O que seignifica a expressão “autogoverno da magistratura”.
Oart. 111, caput, do Código de Processo Civil – CPC – possui a seguinte redação: “A competência em razão da matéria e da hierarquia é inderrogável por convenção das partes; mas estas podem modificar a competência em razão do valor e do território, elegendo foro onde serão propostas as ações oriundas de direito e obrigações”. Comente este dispositivo legal à luz do que foi ensinado em sala de aulasobre competência.o propostas as aço onde serem que seignifica a expressntas que se fazem em cada uma delas.
Através da integração da norma processual se preenchem lacunas verificadas na lei. Estabeleça a diferença entre a analogia, como forma de interpretação, e a interpretação extensiva.
Estabeleça a diferença entre conflito íntimo e intersubjetivo de interesses. De que forma, ou como surgemesses conflitos¿ Explique a autocomposição e suas formas, na solução dos conflitos de interesse.
Estabeleça a diferença entre interesse individual e interesse coletivo. Porque surge o conflito de interesses¿ Quais as formas de solução desse conflito¿

2ª PARTE
Marque as proposições verdadeiras com “V” e as falsas com “F”nas afirmações abaixo:
OBS: São verdadeiras somente as afirmações queestiverem completas no seu conteúdo, de acordo com o que foi ensinado em sala de aula.
- A opção pela proposição “F” torna obrigatória a JUSTIFICATIVA, loo abaixo da afirmação, nas linhas tracejadas; a opção pela letra “F” sem a necessária justificativa, torna NULA a proposição; da mesma forma, a opção certa com a justificativa errada torna NULA a proposição também.
- Não podem ser utilizados na prova:corretivo, lápis e nem borracha. Se errar a marcação, risque e coloque a alternativa certa na parte externa do parêntese.
- Cada grupo de 5 (cinco) afirmações certas vale menção SS; 4 (quatro) afirmações certas, MS; 3 (três) afirmações certas, MM; 2 (duas) firmações certas, MI; 1 (uma) afirmação certa, II; e nenhuma afirmação certa no grupo de cinco afirmações, SR.
- Justificativa correta éaquela que transforma ou torna verdadeira uma afirmativa falsa, sem alterar o enunciado em relação ao que se pede.
- Significa que, ao tornar verdadeira uma afirmação falsa, o aluno deverá manter inalterado o enunciado da afirmação, ou seja, deverá, apenas, alterar a parte falsa.
EX: Se afirmo que Lide ou Litígio é a exigência de subordinação do interesse alheio ao próprio e a afirmação for falsa,o aluno deverá torna-la verdadeira indicando o que é Lide ou Litígio de forma correta.
Se for torna-la verdadeira, indicando que a firmação se refere à Pretensão, por exemplo, não atendeu ao que se pede.
No exemplo acima, o que se pretende é que o aluno demonstre seu conhecimento em relação à Lide ou Litígio e não em relação À Pretensão.

~~~~~º~~~~~º~~~~~~º~~~~~~
( ) Segundo a doutrinamoderna, a jurisdição (ou o seu exercício) compreende os poderes de decisão, coerção, documentação e investidura.
( ) Quando afirmamos que cabe à própria magistratura organizar e administrar os serviços dos órgãos jurisdicionais e de seus auxiliares, promovendo a segurança da independência do Poder Judiciário, estamos nos referindo à proibições aos juízes que possam interferir na sua liberdade.
( )Ilimitados são os bens, enquanto os interesses humanos são limitados; desse desencontro surge o conflito de interesses.
( ) As normas que regulam o modo como devem se conduzir o juiz e as partes no processo, inclusive a coordenação dos atos que compõem o processo, são normas processuais em sentido estrito.
( ) Três princípios fundamentais dominam a jurisdição e regem o seu exercício: decisão,...
tracking img