Governos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo José Sarney
Ter José Sarney como presidente no processo de transição do regime militar para o governo civil foi uma decepção para grande parte das oposições políticas. Em sua carreira, Sarney oferecera apoio, direto ou indireto, à ditadura militar. Fora presidente nacional do PDS (Partido Governista) e, na liderança desse partido, ajudou a emenda constitucional que restabeleceria aseleições diretas para presidente.
Tentando superar essa imagem negaiva, Sarney, logo no seu início de governo, garantiu honrar os compromissos políticos assumidos por Tancredo Neves.
Nessa época, milhões de brasileiros sofriam o drama da fome, da desnutrição, da falta de moradia e de péssimas condições de saúde. Era urgente melhorar as condições sociais. Porém, os economistas do governoacreditavam que nenhuma política social daria resultado se a inflação não fosse combatida.

O Plano Cruzado
Em 28 de fevereiro de 1986, a equipe econômica do governo, liderada pelo ministro da Fazenda, Dilson Funaro, tomou iniciativas de grande impacto para combater a inflação. Era o Plano Cruzado, cujas medidas de maior destaque foram:
· Congelamento dos preços das mercadorias;
· Extinção docruzeiro e a criação de uma nova moeda, o cruzado;
· fim da correção monetária;
· Congelamento dos salários, que seriam reajustados automaticamente sempre que a inflação atingisse 20% (o chamado "gatilho salarial").
O Plano Cruzado foi muito contestado por muitos setores da sociedade e da política. Diziam que os trabalhadores tinham sido prejudicados, pois os preços das mercadorias foram congeladosno pico, enquanto os salários foram congelados pela média dos últimos seis meses.
Apesar das críticas, grande parte da população apoiou o plano e foi às compras com as tabelas oficiais de preços para fiscalizar e protestar contra as remarcações.
Mas a euforia durou pouco. O congelamento dos preços, foi, aos poucos, derrubado por produtores e comerciantes. Diversos produtos sumiam do mercado esó apareciam mediante o pagamento de ágio*, e o Plano Cruzado Fracassou.
*Ágio >> valor adicional cobrado sobre um preço tabelado quando a procura pelo produto supera a oferta.

A Constituição Federal (1988) e cidadania
O governo José Sarney assumiu como uma de suas tarefas prioritárias a convocação de eleições destinadas a escolher representantes à Assembléia Nacional Constituinte, encarregadade elaborar uma nova Constituição para o Brasil.
Depois de 20 anos de trabalho, debates e discussões, a Constituinte promulgou a nova Carta Magna do país, em 1988.
Um dos principais objetivos da nova Constituição era reger a democratização do país, substituindo os instrumentos jurídicos criados pela ditadura militar.
Alguns dos direitos e garantias fundamentais estabelecidos pelaConstituição federal são a liberdade para trabalhar, expressar o pensamento, locomover-se pelo país, votar nas eleições públicas, participar de eventos políticos, praticar uma religião e o acesso à educação, à assistência à saúde, à previdência social, ao lazer e à segurança pública.

Governo Collor (1990 - 1992)
Após quase 30 anos sem eleições diretas para presidente da república, os eleitoresbrasileiros puderam exercer esse direito os dias 15 de novembro e 17 de dezembro de 1989.
Ao final de uma agitada campanha eleitoral, o candidato vitorioso foi o ex-governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello (PRN), que, no segundo turno, derrotou por uma pequena diferença de votos Luís Inácio Lula da Silva (PT). Collor, em campanha eleitoral, expunha uma imagem de polític renovador, preocupado emcombater os marajás (funcionários com altos salários que desfrutam as mordomias do serviço público) e em modernizar a administração do Estado. Tinha como programa de governo privatizar empresas estatais, combater os monopólios, abrir o país à concorrência internacional e desburocratizar as regulamentações econômicas, entre outras propostas.

Um novo plano econômico
Collor anunciou um plano...
tracking img