Governos militares

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Governo Costa e Silva

Entre os anos de 1967 e 1969, quem governou o país foi o general Costa e Silva, esse tinha características de atuar com pulso firme, representava os radicais do exército
Oconjunto de políticos contrários, dentre eles o líder Carlos Lacerda, estabeleceu uma manobra com intuito de formar uma oposição, essa era composta por representantes do partido MDB, do antigo governocassado em 1964.

A oposição tinha caráter estritamente político, que visava a anistia total, criação de uma Constituição democrática e eleições por meio de voto direto. No entanto, devido àsdivergências de idéias meio ao movimento não houve harmonia, desencadeando então o fracasso.
Assim que ele assumiu o governo, aumentou a repressão policial e acabou com possíveis oposições ao regime. Ajustificativa do presidente Costa e Silva para a permanência dos militares no poder era que havia muita oposição naquele momento.
A oposição enfrentada por Costa e Silva era estabelecida por trêsfrentes:

A Frente Ampla, que era composta por políticos importantes como João Goulart e Juscelino Kubitschek. Essa frente recebeu também o apoio de políticos que haviam incentivado o golpe militar eque, naquele momento, discordavam dos rumos da ditadura. A Frente Ampla exigia do governo a anistia, assembleia constituinte e o retorno das eleições diretas. Eles também procuraram apoio junto aossindicatos para obter o apoio popular.

Grupos e organizações de esquerda: após o Golpe Militar, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) deu origem a diversos grupos e organizações de esquerda que eram afavor de um sistema socialista no país. O PCB defendia uma implantação pacífica do regime socialista; entretanto, havia os grupos de esquerda separados e esses defendiam a chamada “luta armada”, cominteresse em retirar a ditadura do militar do poder.

Movimento Estudantil: a última frente que era contra Costa e Silva surgiu nas Universidades. Com o crescimento de suas vagas, também foi grande o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governos Militares
  • Governo militar
  • Governos militares
  • Governo dos militares
  • Governos Militares
  • Governo Militar
  • governo militar
  • Governos militares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!