Governo do general franco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O governo do General Francisco Franco, conhecido como franquismo, começou quando este se proclamou caudilho da Espanha ao vencer a Guerra Civil Espanhola em 1939, e acabou com sua morte em 1975.Nos anos 40, o franquismo praticou uma forte repressão política dos perdedores da guerra (democratas liberais, nacionalistas periféricos, socialistas, comunistas, anarquistas, etc). A Espanhahavia perdido na guerra uma parte significativa de sua população e de sua capacidade produtiva. A escassez multiplicou as situações de fome e perpetuaram a miséria extrema. A situação piorou com oinício da Segunda Guerra Mundial, durante a qual a Espanha se declarou neutra. Com o final da guerra até 1965 surgiram guerrilheiros (chamados de maquis) contra o franquismo.
Nos anos 50, a posiçãogeográfica da Espanha e seu regime político acabou se convertendo em estratégicos para Estados Unidos e seus aliados europeus frente à União Soviética na Guerra Fria. Diante disto, os EstadosUnidos estabeleceu bases militares no território espanhol e como contrapartida, em 1951, a Espanha começou a receber assistência económica. A aliança da Espanha com os Estados Unidos acabou com oisolamento internacional e abriu a economia. Em 1957 um grupo de tecnocratas entrou no governo e deu o giro definitivo à política económica colocando em prática um duro Plano de Estabilização conformeas diretrizes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Nos anos 60 e princípios dos 70, o desenvolvimento económico melhorou de forma notável, ainda que desigual o nível de vidada maioria da população. Este crescimento económico foi propiciado pela expansão do turismo e pela entrada de divisas de emigrantes. Surgiram gruposterroristas como o ETA e o FRAP, e a repressãoveio inclusive sob a forma de pena de morte. Em 1969, Juan Carlos foi nomeado príncipe. Ainda com a monarquia estabelecida, Franco continuou como chefe de governo até 1975, ano da sua morte.
tracking img