Governo de hitler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adolf Hitler, nascido em 1889, na cidade austríaca de Braunau, Alta Áustria.
Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, Hitler decidiu se alistar voluntariamente no Exército Alemão, incorporando o 16º Regimento de Infantaria Bávaro. Lutando bravamente nos campos de batalha, conquistou condecorações por bravura durante sua atuação militar e recomendações de um superior de origem judaica. Depoisde se recuperar de uma cegueira temporária, voltou para Munique trabalhando no departamento de imprensa e propaganda do Quarto Comando das Forças Armadas.
Em 1917, a Rússia, comandada pelo socialista Lênin, derrubou o governo do Czar Nicolau II e instaurou uma nova forma de governo democrático: o comunismo. Os países que baseavam suas economias no capitalismo e na exploração do trabalhador seviram ameaçados. Uma onda de movimentos antidemocráticos surgiu no cenário mundial, com o intuito de conter o crescimento do comunismo. Na Itália predominava o fascismo; em Portugal, o salazarismo; na Espanha, o franquismo; e na Alemanha, o nazismo. A palavra nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que de socialista não tinha nada. Seu líderchamava-se Adolf Hitler e o partido adotou como símbolo a “suástica”, uma cruz encontrada em diversas tribos.
A associação entre a suástica e o nazismo teria sido feita pelo poeta alemão Guido List, que sugeriu o uso do símbolo como síntese do orgulho nacionalista alemão e o repúdio ao povo judeu.
Um símbolo carregado de uma memória triste que marcou o século XX pelas atrocidades acontecidas naAlemanha Nazista. Essa seria a primeira definição que alguém, com poucos conhecimentos históricos, ofereceria no momento que visse o célebre escudo que um dia estampou a bandeira alemã. Entretanto, poucos conhecem a trajetória da suástica, um antigo símbolo que teve os mais diferentes significados ao longo do tempo.
Na Alemanha, o símbolo seria primeiramente incorporado por algumas organizaçõesnacionalistas e militares. A escolha do símbolo para o Partido Nazista foi justificada por Hitler em seu livro “Minha Luta”. De acordo com o líder nazista, a suástica teria a capacidade de representar a luta em prol do triunfo do homem ariano e o desenvolvimento da nação alemã por meio da campanha anti-semita. Com isso, a suástica viria a ganhar a sua mais reconhecida interpretação.
Em 1919,depois de presenciar a derrota militar alemã, filiou-se a um pequeno grupo político chamado Partido Trabalhista Alemão. Em meio às mazelas que o povo alemão enfrentava, esse partido discutia soluções extremas mediante os problemas da Alemanha. Entre outros pontos, pregavam a extinção dos tratados da Primeira Guerra, a exclusão socioeconômica da população judaica, melhorias no campo econômico e aigualdade de direitos políticos.
Após a Primeira Guerra Mundial, humilhada pela derrota e pelas duras condições impostas pelo Tratado de Versalhes, grande parte da sociedade alemã enfrentou os anos 1930 com imensas dificuldades econômicas e sociais. Era o período político da historia alemã conhecido como Republica de Weimar ( Weimar é a cidade alemã onde foi redigida a constituição de 1919, que deuorigem ao regime republicano)
Terminado a guerra, a população alemã passou por um período de enormes dificuldades em decorrência do pagamento de indenizações aos países vencedores, da desmobilização de milhões de soldados, do elevado numero de desempregados e de uma das mais altas taxas de inflação já conhecidas. Animados com o exemplo da Revolução Russa, diversos setores do operariado protestavamcontra a situação social e a exploração capitalista em greves organizadas pelos partidos Comunista da Alemanha e Social-Democrata da Alemanha.
Temendo a expansão do socialismo, considerável parcela da elite política e econômica alemã passou a apoiar o partido Nazista, autoritário e antidemocrático, liderado por Adolf Hitler.
Hitler assumiu o cargo de chanceler em 30 de janeiro de 1933. Os...
tracking img