Governo de emilio garrastazu medici

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No fim de 1969, o alarmante estado de saúde do então presidente Costa e Silva levou os membros do regime militar a declararem a vacância nos cargos depresidente e vice-presidente do Brasil. Entre os membros do oficialato mais cotados para assumir o cargo em aberto, destacava-se o general Albuquerque Lima, uma dasmais proeminentes figuras entre os oficiais mais jovens do Exército. No entanto, os grupos mais ligados à chamada “linha dura” acabaram aprovando o nome deEmílio Garrastazu Médici.

No setor político, seu governo eliminou as guerrilhas de esquerda existentes nas áreas rurais e urbanas. Nas eleições para osenado, câmara e prefeituras o partido da Arena venceu a grande maioria contra o MDB.
Durante o seu governo, eram proibidas manifestações, reivindicaçõessalariais e qualquer expressão popular contra o governo e a ordem estabelecida na época. No setor econômico, marcou pelo conhecido Milagre Econômico brasileiro quepropiciou um ótimo crescimento econômico, mas nas questões sociais houve pouquíssima distribuição de renda, estando o crescimento econômico concentrado nasmãos de poucos, o que geraria o aumento da miséria no Brasil.
No consumo entre as classes médias, aumentou a compra de bens duráveis nas residências como otelevisor em cores, inserido no Brasil em 1973, e a geladeira. O brasileiro também passou a andar mais de carro.
No setor de infraestrutura, o seu governo foiresponsável pelo acordo com o Paraguai para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, num acordo binacional de construção e geração de energia elétrica.
tracking img