Governança de TI: Comparativo entre COBIL e ITIL

806 palavras 4 páginas
RESUMO: GOVERNANÇA DE TI: COMPARATIVO ENTRE COBIT E ITIL
Uma organização tem como principal necessidade a comunicação com os clientes, com a cadeia de valor e rede de suprimentos, para que obtenha maior desempenho organizacional, financeiro e diante a concorrência. O ponto é que no mundo tecnológico sempre há uma melhoria a ser realizada, nada para, sempre deve haver o desenvolvimento de um novo processo ou aperfeiçoamento de processos já existentes.
Como exemplos de metodologias disponíveis, existem o COBIT e o ITIL, que tem como objetivo criar processos que sustentem uma sistemática padronizada e automatizada que alcance toda a organização, além de evoluir. A governança de TI engloba todos os pacotes de gestão como: CRM, ERP, BI e SCM. Sendo definida como uma metodologia de gestão corporativa dos recursos de TI.
O COBIT visa pesquisar, desenvolver, publicar e promover um grupo de padrões atualizados de boas práticas para gerentes e auditores de empresas. Ele estabelece métodos para nortear a área de tecnologia das organizações, incluindo a qualidade do software, níveis de maturidade e segurança da informação. Deste modo, é pretendido que a empresa atinja seus objetivos corporativos através dos processos de direção e controle que a tecnologia oferece.
Essa metodologia, COBIT, está organizado em domínio, são eles: planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, e por fim monitoração. Em resumo, define-se um plano estratégico com o uso da TI para melhorar os processos, após acontece à implementação do que foi decidido da estratégia citada anteriormente. Quando ocorre a ativação de um serviço, o processo define os níveis desse serviço. Por fim, acontece o acompanhamento dessas atividades realizadas, para validar a eficácia, evolução e desempenho.
O COBIT é aplicado na organização da seguinte forma, primeiro é avaliado o grau de utilização das atividades dos processos de forma satisfatória, para que seja identificado o grau em que essa

Relacionados