Governanca corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O artigo refere-se a uma pesquisa científica com relação à Governança Corporativa dentro das organizações. No presente artigo estão apresentados os conceitos fundamentais de modelos de Governança Corporativa. Através deste, foi possível fazer um levantamento de diferentes autores com relação à importância de um bom modelo de Governança Corporativa dentro das empresas. Quais seus impactosjuntamente com seus stakeholders. O objetivo geral é repassar aos leitores modelos de gestão de Governança que uma empresa possa adotar, de uma forma sucinta, de fácil interpretação. Porém, o presente artigo aprofundou-se num contexto geral suas pesquisas e resultados na relação das organizações e sua gestão. Muitas empresas hoje no mundo impõem-se grandes metas, alcançá-las muitas vezes se tornaum processo longo e difícil, acarretando investimento em tecnologias de pontas, serviços de níveis desejáveis, e, para isso, há necessidade da influencias dos stakeholders dentro da organização, que dessa forma, vem a influenciar através dos acionistas (investidores) viabilizando o crescimento organizacional da empresa, ou, corporação
PALAVRAS-CHAVES: Governança Corporativa. Gestão. Stakeholder.Investidores. Logística. Brasil.
1 INTRODUÇÃO
O tema Governança Corporativa vem sendo objeto de estudos em todo o mundo e é amplamente reconhecida como um fator essencial para o acesso das empresas ao mercado de capitais. Ao definir princípios que visam compor os diversos interesses afetados pelas leis, regras e regulamentos internos que regem o governo das companhias sua conceituação apresentagrande abrangência podendo incluir apenas os interesses dos acionistas da sociedade ou, de maneira mais ampla, outros interesses que não exclusivamente o interesse dos acionistas, mas também dos empregados, consumidores e membros da comunidade.
Criado nos anos 90 o termo Governança Corporativa difundiu-se em países desenvolvidos, mais especificamente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, paradefinir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores.
Objeto de vários estudos a Governança Corporativa é amplamente reconhecido como um fator essencial para o acesso das empresas ao mercado de capitais. Tratam do conjunto de instrumentos de natureza pública e privada, que inclui lei, normativasexpedidas por órgãos reguladores, regulamentos internos das companhias e práticas comerciais que organizam e comandam a relação, numa economia de mercado.
Nesta pesquisa serão abordados temas diversos, onde o Brasil está inserido e que tem como principal característica a concentração patrimonial por parte de grandes grupos familiares e com baixa expressão no mercado de capitais onde predomina aalavancagem e os mercados são pouco desenvolvidos. Realidade esta que vem mudando conforme necessidade de crescimento por parte das organizações.
2 GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança corporativa é uma junção de práticas que objetiva aperfeiçoar o desempenho de uma organização. Sua missão é proteger investidores, empregados e credores, facilitando, assim, o acesso ao capital. Muitas empresas degrande porte adotam o sistema Bovespa, governança corporativa.
Existe uma porção de conceitos que definem o terma governança corporativa, mas todas apresentam significados predominantes e unânimes com relação ao tema, objetivando os mesmos princípios, finalidades, modelos e práticas.
Governança corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo osrelacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor d sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade. (IBGC 2004)
A governança corporativa é o sistema segundo a qual as corporações de negócios são dirigidas e controladas. A...
tracking img