Governana de ti metodologias e padroes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - BANCO DE DADOS

GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ATVD. 04 - METODOLOGIAS E PADRÕES (UNIDADE II)

1. O que é ITIL?

ITIL(Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infraestrutura de TI) pode ser definido como um conjunto de melhores práticas para gerenciamento de processos de TI. Cada uma dessaspráticas foi analisada por Consultores, Especialistas e Doutores e suas especificações foram documentadas em livros (por isso o termo "Biblioteca").
A criação dessas práticas se deu graças à necessidade deum gerenciamento de infraestrutura de TI eficiente, já que na época, a Tecnologia da Informação ainda não era considerada uma das áreas de negócios das organizações.


2. Por que usar o ITIL?

Aocontrário do que se imagina, o ITIL não traz todas as respostas, o que ele proporciona na realidade são fundamentos e informações necessários para uma melhor gestão da infraestrutura de TI nasorganizações. Suas práticas são flexíveis e devem ser adaptadas de acordo com o interesse e necessidade de cada empresa.
A utilização do ITIL nas organizações traz inúmeros benefícios à área de TI, poiscontribui para a redução no tempo de execução dos serviços e solução de problemas, aumenta o nível de satisfação dos usuários e dos clientes, auxilia no controle de redução de custos operacionais,contribui para um melhor gerenciamento do setor, e proporcionando assim, um melhor relacionamento entre empresa e setor de TI.


3. O que é COBIT?

Assim como o ITIL, o COBIT também pode ser definidocomo um guia de ações de boas práticas usadas como referencia para o gerenciamentos de TI. Esse guia auxilia em tomadas de decisões para que estas absorvam o que há de melhor na estrutura de TI daorganização e contribua para que o retorno sobre os investimentos seja satisfatório.
O COBIT é um guia independente de plataformas, e utiliza métodos como: sumário executivo, framework, controle de...
tracking img