GOVERNAN A CORPORTATIVA

303 palavras 2 páginas
Após a leitura do texto anexo, respondam as seguintes questões:
1) Quais foram as razões pelas quais a Natura obteve o sucesso no planejamento da sua Governança Corporativa?
Constante preocupação com as crenças e valores da organização, influência na estratégia e na sucessão da gestão e conselho como guardião dos fundamentos da empresa.
Presença dos fundadores, busca de consenso, amizade e proximidade de seus integrantes, liberdade de expressão e respeito às divergências, acompanhamento pari passu dos principais temas de pessoas e projetos estratégicos. Em outras palavras, a cultura do conselho, influenciada pela presença dos fundadores favorece um olhar mais crítico para o tema de pessoas, ainda que considere com cautela a forma de avaliar com respeito, em função da proximidade entre conselheiros.

2) Dentro as preocupações dos desafios futuros, qual o mais importante a ser implementado em futuras atividades da companhia?
A busca contínua do alinhamento entre as prioridades da Direção e as pessoas. Para tanto, as estratégias da organização precisam receber de seus administradores e colaboradores a atenção devida para garantir a continuidade da empresa no tempo;

3) A partir da leitura do texto, em que momento os processos de boas práticas de Governança Corporativa ficaram evidenciados na empresa?
A partir de 2005, quando a Natura contemplou o cargo de diretor de Governança, que é exercido por um membro interno da sua Diretoria. O diretor de Governança Corporativa da Natura se reporta ao Conselho de Administração e é responsável pelas seguintes funções:
• Facilitar a interface entre a Diretoria executiva e o Conselho da Administração;
• Ajudar a planejar a agenda anual do Conselho de Administração;
• Definir a agenda de cada reunião do Conselho;
• Atuar como membro integrante do Comitê de Governança Corporativa do Conselho de Administração;
• Propor melhorias no sistema de governança corporativa da Natura;
• Coordenar a implantação das melhorias aprovadas

Relacionados