Governança em ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é ITIL?
Desenvolvida no final dos anos 80, a ITIL traz documentadas as melhores práticas para o fornecimento e suporte de serviços de Tecnologia da Informação. Servindo inicialmente como um guia de melhores práticas para uso do Governo Britânico. Esta metodologia demonstrou ser útil para organizações que atuam em diversos setores, portanto logo se tornou referência para a Gestão deServiços. Atualmente, tornou-se a norma BS-15000, sendo esta um anexo da ISO 9000/2000.
O foco desse modelo é descrever os processos necessários para gerenciar a infraestrutura de TI eficiente e eficazmente de modo a garantir os níveis de serviço acordados com os clientes internos e externos.

2. Por que usar o ITIL?
A ITIL busca prover serviços de alta qualidade, com foco no relacionamento com osclientes, trazendo algumas mudanças significativas entre elas, faz com que o negócio foque no valor e não no custo, nos faz pensar em toda a cadeia que envolve a prestação de serviços e não em uma visão fragmentada e por fim internamente transfere o olhar para processos e pessoas, e não apenas na tecnologia.

De uma forma menos generalizada, estas melhores práticas ajudam a ter:
• Uma gestãomais eficiente da Infraestrutura e dos serviços prestados;
• Maior controle nos processos e menores riscos envolvidos;
• Eliminação de tarefas redundantes;
• Definição clara e transparente de funções e responsabilidades;
• Maior qualidade no serviço prestado;
• Flexibilidade na gestão da mudança;
• Possibilidade de medir a qualidade;
• Redução de custos de T. I.;
• Aumento da satisfaçãodo cliente ou usuário;
• Respostas e processos mais ágeis;
• A comunicação se torna mais rápida e dirigida;
• A organização de T.I. se torna mais clara e sistemática;
• Os processos são otimizados, consistentes e interligados.

3. O que é COBIT?
O CobiT é um guia para a gestão de TI recomendado pelo ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation, www.isaca.org). O CobiT incluirecursos tais como um sumário executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementação e um guia com técnicas de gerenciamento. As práticas de gestão do CobiT são recomendadas pelos peritos em gestão de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados.
O CobiT é orientado ao negócio. Forneceinformações detalhadas para gerenciar processos baseados em objetivos de negócios. O CobiT é projetado para auxiliar três audiências distintas:
* Gerentes que necessitam avaliar o risco e controlar os investimentos de TI em uma organização;
* Usuários que precisam ter garantias de que os serviços de TI que dependem os seus produtos e serviços para os clientes internos e externos estão sendo bemgerenciados;
* Auditores que podem se apoiar nas recomendações do CobiT para avaliar o nível da gestão de TI e aconselhar o controle interno da organização.
4. Explique cada um dos domínios do COBIT.

Sei que foi solicitado para não listar os processos, mas achei interessante também listá-los, favor desconsiderar as listas após a explicação de cada domínio.

Planejamento e Organização
Odomínio de Planejamento e Organização cobre o uso de informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas. Ele também salienta que a forma organizacional e a infraestrutura da TI devem ser consideradas para que se atinjam resultados ótimos e para que se gerem benefícios do seu uso.

Lista de processos do domínio:
1. Define o plano estratégico deTI.
2. Define a arquitetura da informação.
3. Determina a direção tecnológica.
4. Define a organização de TI, os seus processos e seus relacionamentos.
5. Gerencia os investimentos de TI.
6. Comunica os objetivos e direcionamentos gerenciais.
7. Gerencia os recursos humanos.
8. Gerenciar a qualidade.
9. Avalia e gerencia os riscos de TI.
10. Gerencia os...
tracking img