Governança de ti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este artigo procura analisar, por meio de um estudo de caso, a seleção de projetos de Tecnologia da Informação segundo uma abordagem de Gestão de Projetos, considerando os objetivos estratégicos da organização, os riscos associados e a utilização dos recursos, levando a organização a ter um diferencial competitivo no mercado em que ela está inserida.
Para avaliar o uso e a aplicação daTecnologia de Informação aliado ao possível diferencial de competitividade advinda da utilização de Gestão de Projetos em TI, a abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa tratada neste artigo foi a de estudo de caso.
As informações foram obtidas através do Plano Estratégico da empresa e do Plano Estratégico da área de TI, considerando os vários tipos de projetos.
Apósanálises, podemos perceber que quanto mais a seleção dos projetos de Tecnologia da Informação tiver aderência ao planejamento estratégico da empresa, mais competitiva a empresa se torna em relação aos seus concorrentes.
Portanto, o ápice na Gestão de Projetos é a correta seleção dos projetos a serem desenvolvidos. Eles deverão levar em consideração o Planejamento Estratégico da organização,classificando, assim, a Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação um diferencial competitivo para a Organização.
Introdução
A competição entre as empresas pela conquista de seus clientes torna-se o ponto crucial, levando as organizações a buscarem diferenciais e/ou vantagens mais competitivas.
Estas organizações estão cada vez mais utilizando a Tecnologia da Informação como ferramenta decompetitividade, com impactos importantes e positivos nos seus negócios, nos mais variados ramos de atividade.
A grande mudança de enfoque é que essa tecnologia deixa de ser apenas um apoio às atividades produtivas para tornar-se parte integrante delas, muitas vezes redefinindo a própria maneira de se fazer negócios.
O papel da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações pode variar de simples suporteadministrativo até uma situação estratégica em organizações que disputam mercados em crescente competição.
As decisões sobre quais projetos de Tecnologia da Informação devem ser implementados são, freqüentemente, determinantes do desempenho empresarial e são capazes não somente de mudar o posicionamento estratégico das organizações, mas também podem modificar a estrutura de competição do setorcomo um todo.
A habilidade em fazer a correta Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação está sendo vista como um diferencial competitivo para as organizações, colocando-as em posição de destaque frente ao mercado globalizado.
Esta função Estratégica da Tecnologia da Informação tem ocupado posição destacada em organizações líderes que disputam mercados em crescente competição.
Fundamentosteóricos
A revisão da literatura tem início com uma visão da capacidade competitiva das empresas, Ferreira (1994), e o papel dos projetos de TI nas estratégias das organizações (Rockart, 1979; McFarlan, 1984) e segue com a seleção de projetos (McFarlan, 1984 e Meridith, 2003) e a consideração dos riscos associados que afetam a probabilidade de sucesso (Archibald, 1996; Jiang 1996; Jiang & Klein,1999b).
Também é discutida a influência da situação dos projetos em andamento (Cleland & Ireland, 2002; Maximiano, 1997) e o acompanhamento destes projetos (Archibald, 1996; Farid & Karshenas, 1998; Dinsmore, 1992; Moraes, 1999) sobre a seleção de novos projetos, já que eles concorrem pelos mesmos recursos.
Diferencial Competitivo
Segundo Porter (1986), a competitividade de uma organização é acorreta adequação das atividades do negócio ao seu microambiente. Essa adequação correta consiste no bom atendimento das necessidades dos clientes, diferenciação nesse atendimento em relação aos concorrentes, bom relacionamento com os fornecedores e existência de barreiras à entrada de novos concorrentes.
Ferreira (1994) observa que a capacidade competitiva de uma empresa está intimamente...
tracking img