Governança corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo – Governança Corporativa

Seguramente, governança corporativa não é um modismo a mais. Seu desenvolvimento tem raízes firmes. E sua adoção tem fortes razões para se disseminar. Organizaçõesmultilaterais, como as Nações Unidas e a OCDE, vêem as boas praticas de governança corporativa como pilares da arquitetura econômica global e um dos instrumentos do desenvolvimento, em suas trêsdimensões – a econômica, a social e a ambiental.

O divorcio entre a propriedade e a gestão acarretou mudanças profundas nas companhias: a) a propriedade desligou-se da administração; b) os “capitães deindustria”, fundadores-proprietários, foram substituídos por executivos contratados; c) os objetivos corporativos deixaram de se limitar à maximização de lucros; e d) varias inadequações e conflitosde interesse passaram a ser observados no interior das corporações. Mas foram exatamente os conflitos de interesses não perfeitamente simétricos que levaram à reaproximação da propriedade e da gestão,pelo caminho da difusão e da adoção de boas práticas de governança corporativa.

A governança corporativa desenvolveu-se como reação aos oportunismos proporcionados pelo afastamento dosproprietários passivos. Entre os trabalhos pioneiros, evidenciando os conflitos entre proprietários e gestores e a ascensão da tecnoestrutura da organização como novo fator de poder, destacaram-se os de Berle eMeans (1932) e os de Galbraith (1967). Um examinou o desalinhamento entre proprietários passivos e não proprietários usufrutuários. Outro destacou como os gestores, controladores de complexatecnoestrutura organizada, tornaram-se o fator mais importante de sustentação do mundo corporativo: a inteligência organizada passou a substituir o empreendedor franco-atirador.

Entre acionistas e gestorespassaram a ocorrer e a se aprofundar como o correr do tempo conflitos de interesse decorrentes da pulverização do capital e do divorcio propriedade-gestão. A teoria já consagrada de governança...
tracking img