Governança Corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Com base no Caso 1 do módulo 1, o que, em sua opinião, a empresa ABC deveria fazer: sustar a comercialização do medicamento em todo o mundo, ou permanecer comercializando nos locais onde ele for legalizado? Discorra, levando em consideração a ética, os impactos financeiros da decisão e os impactos da decisão na saúde das pessoas – tanto pelo consumo do remédio, quanto pela privação do remédioem caso de necessidade.
Primeiramente vale salientar que a empresa tem deveres para com os clientes, pois eles que consomem os produtos e geram lucros para a empresa e por conseqüência para os acionistas. Mas se o órgão de fiscalização do país não proíbe a venda e a empresa percebe a necessidade deste medicamento no mercado, não há o porquê de não vendê-lo, desde que sejam tomadas algumasprecauções até mesmo para que o medicamento não falte no mercado.
Durante os estudos para se verificar se este medicamento realmente causa outros problemas de saúde, estas vendas deverão ser feitas somente sob prescrição médica onde este profissional indicará o remédio somente se não houver outra opção de tratamento. O paciente deverá ser informado sobre os riscos e tanto o médico como o pacientedeverão assinar um termo de responsabilidade.

2) Com base no caso 2 apresentado no módulo 1, quais seriam os argumentos favoráveis à continuidade de Roberto neste processo de seleção? E quais seriam os argumentos contrários? Qual a sua opinião acerca dos argumentos apresentados pelo empresário? Utilize elementos do texto “Ética Empresarial”, de Robert C. Salomon, para justificar a sua resposta.Nesta situação os pontos favoráveis para que o candidato Roberto continue no processo seletivo é o de ele querer estar interado do problema, buscando informações para quem sabe até encontrar uma outra alternativa para este caso, mostrando-se uma pessoa que quer ter orgulho do trabalho que faz, cooperando com os colegas e se preocupando com o bem-estar da empresa. Também o de ele poder ser uma pessoade princípios éticos, pois não foi aceitando logo de cara a proposta, além disso, ele quis saber o quão sólida e ética é a empresa que ele esta entrado, o que indica que ele busca trilhar uma carreira na empresa.
Os pontos contrários seriam o ele se mostrar uma pessoa desconfiada, que pode não ser leal a empresa e na hora crítica pode ser o denunciante que não vai ser capaz de tolerar a violaçãoda moral ou da confiança pública e vai se sentir na obrigação de fazer alguma coisa.
Penso que os argumentos apresentados pelo empresário são bons, porém não são éticos. Como uma empresa pode querer ter funcionários que tenha ética que se ela não age com tal atitude. É fato que não é fácil se ter 100% de ética no mercado feroz de hoje em dia, mas não podemos nos deixar levar por outras empresas.O comercio é e deve ser competitivo, mas não com atitudes erradas onde se faz o que for preciso para se obter lucro ou sobreviver no mercado.

3) Explique sua percepção sobre ética e moral, tendo em vista os materiais apresentados no módulo 1. Como você acredita que esta percepção se encaixa no contexto empresarial, tendo em vista os conflitos e decisões conflituosas típicos do dia-a-diaempresarial?
A finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade. No ramo empresarial, seria a forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente fortalecendo a empresa,melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados.
Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer,  e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança e essa...
tracking img