Governança corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
340 O&E

Organização & Estratégia
Boletim Técnico Organização & Estratégia 3 (3) 340-350 Mestrado em Sistemas de Gestão, LATEC/TEP/TCE/CTC/UFF

PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA . ESTUDO DE CASO EM ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Ricardo Seperuelo Duarte, M.Sc., rico.adm@gmail.com Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D.Sc.ou Ph.D., quelhas@latec.uff.br

Universidade Federal Fluminense(UFF), Mestrado em Sistemas de Gestão Niterói, RJ, Brasil

RESUMO O presente estudo tem como objetivo investigar aspectos relacionados às boas práticas de Governança Corporativa em organizações de serviços educacionais, no Estado do Rio de Janeiro, analisando as práticas de governança em três Instituições de Ensino. O principal referencial teórico desta pesquisa é o Código de Melhores Práticas deGovernança Corporativa, publicado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). Este trabalho realizou uma análise da maturidade das organizações estudadas, comparando-as com as práticas de Governança. Identifica quais organizações se encontram em melhores condições para gerenciar seus processos internos. Esta pesquisa é qualitativa e descritiva, pelas informações obtidas nãopoderem ser quantificáveis, os dados obtidos são analisados indutivamente e a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa.
Palavras-chave: Governança corporativa, serviços educacionais, qualidade em serviços.

1. INTRODUÇÃO
O cenário econômico nacional vem sofrendo profundas alterações nos últimos anos, principalmente, com relação a gestão e apropriedade das organizações. Independente da característica da organização, seja ela, de capital aberto ou fechado, privada ou estatal, o impacto de uma reestruturação de sua gestão ou propriedade, é um problema a ser superado. A separação da gestão da propriedade pode resultar em um antagonismo, de um lado, separa as questões familiares das profissionais e consequentemente possibilita a abertura denovas captações de financiamentos, investimentos e modernização da gestão. De outro, pode resultar em uma tendência de que havendo a separação entre a propriedade e a gestão, poderá provocar conflitos de interesses entre os gestores e os acionistas. Tais conflitos, podem estar relacionados ao retorno financeiro, ao prazo desse retorno e, a autonomia na tomada de decisão. É natural que os acionistastenham um pensamento de retorno financeiro alto e de curto prazo, prezando pela liquidez e pela rentabilidade do capital investido, por outro lado, os gestores sabem que a maioria dos projetos em uma organização e consequentemente, os retornos financeiros podem requerer uma visão de médio e longo prazo.

ORGANIZAÇÃO & ESTRATÉGIA, v. 3, n. 3, p. 340-350, setembro a dezembro de 2007

340 Duarte & Quelhas / Práticas de governança corporativa . Estudo de caso em organizações de serviços...

Segundo Lethbridge (1997), do ponto de vista dos acionistas, uma gestão profissionalizada implica em delegar autonomia aos gestores, tornando-se inevitáveis as assimetrias informacionais decorrentes da nova separação de poderes, podendo levar a uma divergência de interesses. O nivelamento deinteresses entre acionistas e gestores, é uma necessidade presente dentro de muitas organizações brasileiras. A formação de uma estrutura de propriedade e gestão que alinhe interesses distintos de forma automática, pode ser atingida por intermédio da Governança Corporativa. Tema discutido nos mais variados veículos de reflexão organizacional nos países industrializados e, principalmente nos EstadosUnidos, onde, se avalia a relativa eficácia institucional de modelos alternativos de Governança Corporativa e os seus impactos sobre a competitividade das empresas e das nações. Dentro desta perspectiva, este estudo, percorreu um caminho metodológico que primeiramente apresentará um referencial bibliográfico sobre o tema e discorrerá sobre os resultados da pesquisa de campo que se deu em dois...
tracking img