Governança corporativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Trabalho disciplinar dirigido aos alunos do curso de graduação em Administração de Empresas da Universidade Paulista - UNIP, tendo como disciplina base Governança Corporativa.

Neste trabalho, será apresentada uma empresa que tenha prática de Governança Corporativa, que será relacionada com as teorias abordadas na disciplina base, com o objetivo de fazer com que osalunos do curso de Administração desenvolvam um senso crítico sobre o determinado tema de forma a identificar, desenvolver e aplicar tais conceitos descritos na prática.

Perfil da Organização

Empresa: EUCATEX S.A. INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Site: http://www.eucatex.com.br/RI/

A empresa Eucatex está no mercado desde 23 de Novembro de 1951, atuando no segmento de construção civil eindústria de móveis, sendo a primeira a visar o conforto ambiental, tendo cuidado em escolher o eucalipto como matéria-prima. Ela é produtora de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes do Brasil. Conta com mais de 2.200 funcionários e exporta para 37 países e possui três modernas fábricas em Botucatu e Salto.

Governança CorporativaReferente às Práticas de Governança Corporativa a Eucatex se utiliza dos princípios básicos, que são os pilares que sustentam a empresa, sendo eles: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
Na Transparência a empresa informa e disponibiliza para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas pelas leis ouregulamentos. A Eucatex disponibiliza em seu site informações referente a resultados financeiros, relatórios, documentações, atas das reuniões, políticas e regras da empresa, entre outros. Tudo isso resulta com que a empresa seja mais confiável tanto internamente quanto externamente com terceiros, gerando assim uma criação de valor importante para a organização.
Já a Equidade é caracterizadapelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders). A empresa conta com um código de ética para orientar os funcionários exigindo que ele seja seguido sempre, para que o sucesso seja alcançado devido a boa imagem no mercado. Portando a transparência, a confiança e a integridade física e moral são visadas, e todo tipo de atitudes discriminatórias em relação a deordem econômica, social, política, religiosa, cor, raça, sexo, idade e incapacidade física e ou mental, são totalmente inaceitáveis. Se algum funcionário descumprir essa regra, sofrerá uma penalidade, podendo chegar até a demissão por justa causa.
A Prestação de contas (accountability) faz com que os agentes de governança prestam contas de sua atuação, assumindo integralmente as conseqüênciasde seus atos e omissões. Assim, percebe-se que a Eucatex tem como principal ferramenta seu site onde disponibiliza informações sobre a empresa e suas decisões, através de Atas de reuniões, no qual parte alinha-os ao seu manual de Politica de Divulgação.
E a Responsabilidade Corporativa, os agentes de governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade,incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC).
Pensando nisso a empresa em sua produção se preocupa com a matéria-prima utilizada, sendo ela o Eucalipto. E também tem ações para a preservação e conservação do meio ambiente, sendo elas:
● Implantar florestas dentro do conceito deDesenvolvimento Sustentável;
● Assegurar, por meio do Sistema de Gestão Ambiental, os recursos necessários para alcançar os objetivos e metas ambientais estabelecidas;
● Buscar constantemente a atualização e a excelência em tecnologia ambiental;
● Desenvolver programas de Educação Ambiental;
● Divulgar a Política Ambiental a toda organização.

Mercado de Capitais – Ações...
tracking img