govenaça corporativa

8756 palavras 36 páginas
GOVERNANÇA CORPORATIVA

É inquestionável a importância que é dada a Governança Corporativa na economia global nas últimas décadas principalmente. O início do estudo da Governança Corporativa se deu por volta de vinte anos atrás, e de lá até então não pára de ser discutida por economias desenvolvidas. Atualmente é de fácil percepção a importância da Governança Corporativa no Brasil, pois facilita o acesso das empresas no mercado de capitais, na medida em que atrai investidores que são a principal fonte de capital de uma sociedade anônima de capital aberto. Ao longo do trabalho de pesquisa será visto que a atração dos investidores em relação a uma companhia de capital aberto tem como motivo principal a maior confiança do próprio investidor na sociedade empresarial que administrará o seu capital.
O tema tratado merece um grande destaque devido sua atualidade e rápida evolução e a necessidade de boas práticas reguladoras do mercado de capitais que cada dia que passa ganha mais adeptos. Hoje é notável a incidência cada vez maior da prática da Governança Corporativa em sociedades empresariais bastante conhecidas. A Governança Corporativa, para os estudiosos, é o resultado de anos de experiência da prática das sociedades anônimas abertas e do mercado de capitais. Outros fatores encadeantes são os escândalos corporativos como os casos Enron, WorldCom e Parmalat, dando uma maior relevância ainda para o poder regulador do mercado de capital e da relação interna das sociedades anônimas. Portanto é necessário que haja mecanismos de controle aptos a mediar e igualar os acionistas e seus contratados, a exemplo da diretoria executiva. Dando ênfase na informação e acompanhamento dos acionistas na administração do seu dinheiro aplicado.
Definindo, Governança Corporativa é o sistema que defende a valorização da relação entre o acionista e o administrador de uma sociedade anônima, tornando esta mais valorizada economicamente, de acordo com o

Relacionados