Gota d'agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a Resumo da Peça
A peça “Gota D’água” (1975) escrita por Chico Buarque em parceria com Paulo Pontes uma adaptação brasileira da tragédia grega “Medeia” de Eurípides.
A obra conta a história de uma mulher chamada Joana que após dez anos de casamento com Jasão, com quem teve dois filhos, é trocada por uma mulher mais nova que pertencente à burguesia chamada Alma; devido à possibilidade que Jasãovê nela de uma ascensão social, fazendo com que seu samba toque na rádio com a ajuda do pai de Alma, Creonte; o proprietário do conjunto habitacional Vila do Meio dia, onde se passa a trama.
Devido a taxas exorbitantes cobradas em cima do imóvel de Joana, Creonte manda-a embora sobre esse pretexto; ela se vê sem saída e tenta convencê-lo a deixa-la permanecer em sua casa pelos seus filhos, masnão consegue sensibilizar Creonte, que lhe concede apenas um dia para que deixe o local. Sem saída ela decide se vingar envenenando ele e Alma, fingindo querer baixar à guarda e entregando um bolo a eles através das crianças na festa de casamento de Jasão e Alma; mas Creonte não aceita o presente e manda-o de volta. Joana se vingando de Jasão comendo o bolo envenenado e dando-o também para os filhoscomerem.
Dados Artísticos dos Autores
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 1946, e aos dois anos de idade mudou-se para São Paulo, nasceu em uma família de intelectuais, seu pai era historiador e sua mãe Pianista. Em 1952 mudou-se com sua família, a trabalho de seu pai para Roma, dois anos depois retornou para o Brasil.

Estudou no Colégio Santa Cruz, onde durante suaadolescência leu muitos escritores consagrados como Dostoievski, Tolstoi, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Machado de Assis e Graciliano Ramos. E onde começou a esboçar seus primeiros trabalhos “Canção dos Olhos” e “Anjinho”.

Aprendeu a tocar violão de ouvido recebendo algumas noções de violão de sua irmã mais velha Heloísa, mais conhecida como Miúcha; foi muito influenciado por JoãoGilberto e Noel Rosa.

Aos 20 anos ingressou na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), mas acabou não concluindo o curso. Nessa época criou o Sambafo com alguns amigos, que se se resumia a prática de se reunirem após as aulas para tocar e cantar.
Em 1965 musicou a peça “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Mello Neto a pedido do Teatro da UniversidadeCatólica (TUCA) mostrando suas habilidades composicionais e recebendo grande prestigio por elas.

Em 1964 Começa sua trajetória pelos palcos e ingressa de fato sua carreira Artística; coincidentemente no mesmo ano do Golpe Militar.

Em 1966 musicou outra peça “Os Inimigos” de Maximo Gorki com direção do Zé Celso; Casou-se com a atriz Marieta Severo e mudou-se para Itália por exílio espontâneo.E em 1967 iniciou sua carreira como dramaturgo escrevendo Roda Viva, também montada com direção do Zé Celso no ano seguinte. A peça trata sobre os bastidores da fama, e o lado negativo dela. A peça de certa forma foi considerada uma espécie de “biografia”. Por ser muito violenta, Chico perdeu a imagem de “bom moço” que tinha; a peça também se tornou um símbolo contra a ditadura.

Em 1972escreveu Calabar em parceria com Ruy Guerra; a peça causou certa polêmica por trazer cenas que fizessem alusão à repressão características do período do presidente vigente Médici, e evidentemente foi censurada, no ano seguinte a peça foi liberada, houve um grande investimento por parte da produção do espetáculo, da equipe técnica e do elenco, mas as vésperas da estreia o espetáculo voltou a sercensurado. Apenas em 1980 pode ser montada sobre a direção de Fernando Peixoto.

Em 1977 Chico fez uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen” de Sergio Bardotti chamada “Os Saltimbancos”, ambos os textos são designados para o público infantil, mas Chico discute formas de organizações sociais onde cada animal representa uma classe social, o musical não foi censurado, pois foi adaptado em período...
tracking img