Gostoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FEAC – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


Disciplina: Estrutura e Análise das demonstrações contábeis
Professor

Acadêmico:

Casca, Junho de 2012.

Breve histórico da Empresa ALPARGATAS SA:
A história começa em 3 de abril de 1907. Vindo da Argentina, o escocês Robert Fraser associa-se a um grupoinglês e funda a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, que mais tarde passa a se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A. Começa a produção das Alpargatas Roda e do Encerado Locomotiva, na fábrica da Mooca, em São Paulo.
1910
O sucesso desses produtos é imediato: as alpargatas mostram-se perfeitas para as lavouras de café e impulsionam os negócios da empresa, queaproveita para colocar suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo. Começa a Primeira Guerra Mundial e a empresa enfrenta dificuldades, como a falta de matéria-prima e a gripe espanhola, que deixa a metade dos empregados da fábrica enfermos.
1920
No fim desta década, a crise econômica provocada pela superprodução de café e pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York faz cessar a produção dasAlpargatas Roda, um dos calçados mais acessíveis e populares do País.
1930
Momentos de instabilidade e violência afetam o País. Enquanto empresas atolam-se em dívidas, a Alpargatas, numa arriscada manobra de seus acionistas, consegue prosperar e conta, ainda, com o apoio de seus empregados, que lutam por ela. A empresa retoma a fabricação das Alpargatas Roda e lança o seu primeiro calçado de couro.Durante a Revolução de 1932, o talento da empresa é convocado para prover os combatentes de mochilas, barracas e fardas.
1940
A empresa adota outro nome: São Paulo Alpargatas S.A. A Alpargatas passa a conceder a seus empregados o abono de Natal e a beneficiá-los com os domingos e os feriados não trabalhados; anos antes de esses benefícios serem obrigatórios por lei. Em meio à Segunda Guerra Mundial,faltam alimentos e combustível no Brasil. A sociedade vive uma grande inquietação, mas a empresa cresce perante a adversidade. A guerra termina e a Alpargatas lança o Brim Coringa, com o qual o Brasil produz sua primeira calça jeans, a Rodeio.
1950
Com o lançamento do tênis Conga e do modelo Bamba Basquete, a Alpargatas inaugura uma nova era de calçados no Brasil. A empresa lança ainda a lonaSempreviva. O presidente JK dá início à construção da nova capital brasileira e os trabalhadores que erguem Brasília usam Sete Vidas. Na Suécia, a Seleção Brasileira de Futebol traz para o Brasil o primeiro título de campeão da Copa do Mundo. As transmissões pioneiras dos jogos são feitas pela Rádio Bandeirantes e têm patrocínio da Alpargatas.
1960
Em 1961, surge a marca Sete Léguas com a produçãoe comercialização da bota de borracha Sete Léguas Trator. Um produto consagrado, presente no dia a dia dos trabalhadores da agricultura, agropecuária e construção civil.
No ano seguinte, em 1962, as sandálias Havaianas são lançadas e fazem tanto sucesso que todo o mundo copia. Mas são cópias “fajutas”, alertam os comerciais da marca. O novo termo, de tão falado, vai parar no dicionário Auréliocomo sinônimo de produto de má qualidade. As sandálias cativam milhões de fãs.
A Alpargatas lança a calça Topeka e, dois anos depois, as Colchas Madrigal. Um ano antes da chegada do homem à Lua, a empresa recria o seu logotipo: um triângulo que lembra um “A”, inicial de Alpargatas, e que dá ideia de movimento.
1970
É lançado o Kichute, o calçado perfeito para as peladas. O Brasil torna-setricampeão mundial de futebol e a empresa dá início à campanha de cunho social que percorre escolas estaduais com o mote: “Criança calçada, criança sadia”. Os jovens brasileiros ganham uma calça velha, azul e desbotada: a Us Top. A empresa inaugura fábricas de Norte a Sul do País e entra de sola em um segmento promissor: o de artigos esportivos com o lançamento da marca Topper e a compra da Rainha em...
tracking img