Gorgon Cullen e a Paisagem Urbana de Rio Negrinho.

886 palavras 4 páginas
A paisagem urbana.
Rio Negrinho - SC
Na metodologia de Gordon Cullen
Departamento de arquitetura e Urbanismo – Univlle SC
Allunos: Deyvid Hohmann e Felipe de Lima

De acordo com Cullen, paisagem urbana é a arte de tornar coerente e organizado, visualmente, o emaranhado de edifícios, ruas e ambientes que constituem o espaço urbano. Esse conceito de paisagem, elaborado nos anos 1960, desempenha forte influência em arquitetos e urbanistas justamente porque possibilita análises sequenciais e dinâmicas da paisagem a partir de premissas estéticas, isto é, quando os elementos e jogos urbanos provocam impactos de ordem emocional.
Na relação da cidade apresentada, situaremos esses fatores baseandose na cidade de Rio Negrinho – SC, apresentando os 3 conceitos de Cullen

Trajeto

Visão Serial

Visão Serial
O primeiro é a ótica, que é a visão serial propriamente dita, e é formada por percepções sequenciais dos espaços urbanos.
Nas imagens em subsequência apresenta uma das características de Cullen o movimento e a paisagem que funde o primeiro plano ao longínquo, produzindo sensação de movimento.
Inicio da rua Wili Jung

rua Wili Jung

rua Wili Jung

Final Wili Jung Início Jorge Ziperer

Ao mesmo tempo que apresenta construções salientes de 2 à 3 andares e casas reentrantes, que estimula uma sensação de espaço residencial.

Ao final da rua Wili Jung a sensação de grandiosidade e extensão se destaca, espaços abertos com acessos para veículos e pessoas transitarem nas calçadas e ruas largas, vinculado com desníveis do solo perdendo a linearidade mas mantendo a sensação de descoberta ao atravessar toda a rua. Aspectos de local e conteúdo.
Tem relação com a construção da cidade, texturas, cores, escalas, estilos, estilos, etc. que distinguem edifícios e departamentos da malha urbana. Com apoio no conceito de paisagem como artifício organizador, Cullen apresenta vários temas para as paisagens urbanas.
Alguns temas serão

Relacionados