GORBATCHEV

1466 palavras 6 páginas
1 – Como foi o governo de Gorbatchev?
Gorbatchev assume preocupado com a desaceleração do crescimento econômico e com o atraso tecnológico da URSS, cria 2 planos ambiciosos, glasnost ( transparência política) e a perestroika (reestruturação econômica). Na política externa, Gorbatchev, inaugurou um estilo dinâmico e comunicativo, multiplicando os apelos ao desarmamento.
Não se opõe às mudanças que afetaram a Europa do Leste a partir do final de 1989 e aceitou a unificação da Alemanha, assinando o tratado de Moscou em setembro de 1990.
Gorbatchev contribuiu para o fim da guerra fria.
(Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
2 – Como ocorreu a revolução Chinesa?
A Revolução Chinesa, ocorrida em 1949, provocou profundas transformações na China que até hoje se faz presente no cotidiano de seu povo. Para entender essa revolução, devemos nos voltar para a situação da China do século XIX. Naquele período, o país sofreu com a dominação imperialista promovida pelas nações capitalistas europeias, principalmente da Inglaterra.
Nas primeiras décadas do século XX, a população chinesa passava por intensas dificuldades econômicas que pioraram drasticamente as condições de vida do povo chinês. Mediante um movimento contra a presença estrangeira no país, a dinastia Manchu deu fim ao governo imperial e criou um novo governo: a República da China. Mesmo com tal mudança, ainda em 1915, o país foi politicamente dominado pelo governo japonês.
Insatisfeitos com a dominação nipônica, uma grande mobilização política do povo chinês promoveu, em 1921, a criação do Partido Comunista Chinês. Em virtude de seu forte apelo popular, o novo

Relacionados