Goodwill algumas distroções conceituada

1208 palavras 5 páginas
Patrimônio de marca ou goodwill
É o conjunto de elementos não matérias ligadas ao desenvolvimento de um negócio, pontos que valorizam a reputação de uma empresa. Embora o termo venha sendo utilizado desde o século XVI, é ainda controverso. O termo foi utilizado pela primeira vez na corte da Inglaterra, em decisões de disputa, onde foi considerado na valorização. O conceito de goodwill ainda é motivo de discussão pela sua subjetividade e dificuldade de mensuração. Segundo Hendriksen (1999) goodwill é um ativo intangível, assim como contas a receber, despesas antecipadas, aplicações financeiras e outras, no entanto esta conta facilmente identificada as contrarias do goodwill. Segundo Pinho (1997) a goodwill é definido como sendo fundos de comercio, bens intangíveis, tais como o bom relacionamento como os clientes, moral elevado dos empregados, bom conceitos nos meios empresariais, boa localização. Entretanto, o conceito de goodwill vai além do bom relacionamento comercial.
GOODWILL X CAPITAL INTELECTUAL
CAPITAL HUMANO
O Capital Intelectual é parte integrante do Goodwill, há séculos tratado pelos estudiosos e profissionais da Contabilidade e, portanto, não é um conceito novo para a Contabilidade. É apenas a identificação mais específica de algumas razões desse valor maior do todo que a soma das partes. Capital Intelectual definido como um capital não financeiro que representa o espaço oculta entre o valor de mercado e o valor contábil e goodwill são valores idênticos num determinado momento, enquanto que o Capital Intelectual é progressivo em constante renovação.
A princípio se falava muito em capacidade intelectual humano. Com o tempo adicionou-se á inteligência, ao conhecimento existente dentro da empresa, outras variáveis, tais como: marcas, patentes, designs, liderança tecnológica, clientes, lealdade de clientes, tecnologia de informação, treinamento de funcionários, indicadores de qualidade, relacionamento com fornecedores,

Relacionados

  • teoria de fayol
    1376 palavras | 6 páginas