Goniometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GONIOMETRIA






























Vitória da Conquista - 2012




INTRODUÇÃO

A goniometria é uma técnica de avaliação usada para determinar a ADM. De acordo com Palmer (2000), a amplitude, ou quantidade, de movimento que uma articulação consegue realizar constitui uma função da morfologia da articulação, da cápsula e dos ligamentos, assim comodos músculos ou tendões que cruzam essa articulação. As articulações são descritas como possuindo graus de liberdade de movimento, podendo variar de um a três graus, dependendo do plano e eixo em que a articulação se movimenta.




1 FINALIDADES DA AVALIÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARTICULAR

Estabelecer a ADM existente em uma articulação e compará-la com a amplitude normal para esseindividuo ou com o lado não afetado.

a) Ajudar a fazer o diagnóstico e determinar função articular do indivíduo.

b) Reavaliar o estado do individuo após o tratamento e compará-lo com aquele existente por ocasião da avaliação inicial.

c) Desenvolver o interesse do individuo, assim como sua motivação e entusiasmo pelo programa de tratamento.

d) Documentar os resultados dosesquemas de tratamento por razões médico-legais e para comunicar-se com outros profissionais da área médica, companhias de indenização de trabalhadores.

1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A ADM DEVEM SER LEVADOS EM CONTA PARA CERTIFICAR-SE DE QUE A GONIOMETRIA É UMA AVALIAÇÃO OBJETIVA:

- Confiabilidade das Mensurações do Ângulo Articular: existe concordância geral em que as variações intra-avaliador emgeral são menores que as variações inter-avaliadores e que o erro da mensuração pode diferir para diferentes articulações.
O goniômetro universal, como instrumento de mensuração de escolha para as articulações dos membros, em geral revelou possuir uma confiabilidade de boa a excelente.
- Validade das Mensurações Articulares: uma mensuração goniométrica válida é aquela que representaverdadeiramente a posição articular ou ADM articular. O goniômetro é considerado como o “padrão ouro” com o qual devem ser comparados os outros instrumentos usados nas mensurações articulares.
- Idade: em geral quanto mais jovem o individuo, maior a ADM.
- Sexo: mulheres costumam ter maiores amplitudes que os homens, apesar de nem todos os estudos confirmarem esse achado. Durante a gravidez, as mulherespodem evidenciar um aumento na ADM em virtude das alterações hormonais.
- Ocupação ou Padrão de Atividade: pode ser responsável por ADM maior ou menor, por exemplo, ginastas exibem uma ADM aumentada nos quadris e na parte inferior do tronco.
- Estruturas Articulares: algumas pessoas, por causa da genética ou da postura, possuem normalmente articulações hipermóveis ou hipomóveis. Os examinadoresque realizam mensurações goniométricas devem levar me conta a sensação final de cada articulação quando determinam a ADM passiva. A estrutura ou as estruturas que limitam a ADM em uma articulação transmitem uma sensação característica no final do movimento. A sensação é uma mensuração subjetiva da resistência encontrada no final da ADM e faz parte da avaliação da ADM.
- Dominância: a goniometriacomparativa é feita quando uma articulação é acometida unilateralmente, o membro contralateral pode ser usado então como o padrão para a ADM normal desse individuo.
- Tipo de Movimento: a ADM passiva é avaliada habitualmente por goniometria e representa a quantidade de movimento possível quando examinador desloca uma parte corporal sem qualquer assistência por parte do individuo. Em geral é maiorque a ADM ativa, pois a integridade das estruturas de tecidos moles pode, por si só, determinar os limites dos movimentos. Um teste de ADM passiva fornece ao examinador informação acerca das capacidades dos tecidos contrateis, que são os músculos.

2. INSTRUMENTOS
Segundo Oliveira e Araújo (2006), a goniometria pode ser realizada de muitas maneiras, ela costuma ser realizada com um...
tracking img