GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. Estácio FIC, Introdução e Capítulo 2: (3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11 e 27).

735 palavras 3 páginas
Fichamento

Aluno(a): Lucione Gaspar Rodrigues, Turma 3001. Mat: 20130814177-7

GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. Estácio FIC, Introdução e Capítulo 2: (3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 11 e 27).

Capitulo 01

“Muitas pessoas apreciam ver em quadros o que também lhes agradaria ver na realidade. Está ai uma preferência muito natural. Todos gostamos do belo exibido pela natureza e somos gratos aos artistas que o preservam em suas obras.” (p. 01)
Com certeza, grandes partes das pessoas sentem prazer em reconhecer nos quadros a magnitude da natureza. Outras, mesmo com pouca escolaridade, tanto em geral como artística, ficam maravilhadas, encantadas, diante de uma paisagem retratada por grandes gênios.
“O sentimento ali expresso é tão poderoso e tão claro que reproduções dessa obra podem ser encontradas em capelas de beira de estrada e em remotas casas camponeses cujos moradores nada entendem de “Arte”.” (p. 03)
Em si a arte consegue passar infinitas expressões de sentimentos que possam a vir nos cativar, por essa, e entre outras razões não devemos pré-julgar de forma desprezível uma obra mesmo que seja de difícil entendimento, ou por simples falta de vontade de entendê-la.
“A outra é que nunca devemos condenar uma obra por estar incorretamente desenhada, a menos que tenhamos a mais profunda convicção de que nós estamos certos e o pintor, errado”. (p. 04)
Uma pessoa por mais que saiba do que esta retratando em uma obra, jamais pode pré-julgar um pintor e sua obra, pois nem sempre a tal vai condizer com a realidade, baseia-se também em idealidades utópicas, ou de sentimento ou realidade de um pintor.
“Não existe maior obstáculo á fruição de grandes obras de arte do que a nossa relutância em descartar hábitos e preconceitos”. (p. 04)
Em uma pintura, muitas vezes representa de modo inesperado certo tema que muitas vezes é “condenado” sem motivos reais por simplesmente acharem que o real significado é aquele sentimento que a pintura vos transmite.

“Quem

Relacionados

  • teste
    437 palavras | 2 páginas