Golpe de aríete

Páginas: 2 (438 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
[pic]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL

[pic]

GOLPE DE ARÍETE

FRANCISCO AUGUSTO FERREIRA ALMEIDA

Disciplina:Matemática aplicada à engenharia

Professor: Marco Aurélio Holanda de Castro

1 - INTRODUÇÃO

Quando num sistema hidráulico, a pressão e a velocidade de escoamento não sofrem variaçõescom o tempo, classificamos o regime como sendo permanente ou estacionário. Caso haja alguma alteração em pelo menos uma dessas grandezas físicas, o regime passa a ser classificado como variável,não-permanente ou transitório.
Ao ser provocada uma passagem de um regime permanente à outro permanente, afirmamos que houve um transiente ou transitório hidráulico.
Em hidráulica, osfenômenos transitórios se constituem em um tema complexo, mas que atualmente vem conquistando avanços significativos. Muito desse progresso se dá pela sua importância em projetos hidráulicos. Dentre essesfenômenos, se destaca o Golpe de Aríete, por causa da frequência de sua ocorrência.
O termo “Golpe de Aríete” foi adotado devido à semelhança entre o som provocado pelas ondas geradas nas variaçõesbruscas de pressão com o oriundo da batida de um aríete, que é uma máquina de guerra constituída por um tenaz tronco de árvore, usada na Antiguidade e na Idade Média para abrir brechas em muralhas ouportões de castelos e povoações fortificadas.
As tubulações e seus equipamentos podem ser danificados devido às variações de pressão que ocorrem num transitório hidráulico se não houver umcuidado por parte do projetista na quantificação das pressões mínima e máxima a serem suportadas. Daí faz-se necessário um dimensionamento adequado da tubulação e a inclusão de equipamentos protetores,visando à integridade da instalação e uma maior longevidade.
A equação da continuidade e a equação da quantidade de movimento serão utilizadas para a análise dos problemas envolvendo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Golpe de ariete
  • Golpe de ariete
  • golpe de ariete
  • Golpe de aríete
  • Golpe de ariete
  • Golpe de Ariete
  • Golpe de ariete
  • Golpe de aríete

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!