Golpe da maioridade, tarifa alves branco, guerra do paraguai, parlamentarismo às avessas ,

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de História

* Golpe da Maioridade

A Declaração da Maioridade, também referida em História do Brasil como Golpe da Maioridade, ocorreu em 23 de julho de 1840 com o apoio do Partido Liberal, e pôs fim ao período regencial brasileiro. Os liberais agitaram o povo, que pressionou o Senado a declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 14 anos. Esse ato teve comoprincipal objetivo a transferência de poder para II para que esse, embora inexperiente, pudesse pôr fim a disputas políticas que abalavam o Brasil mediante sua autoridade. Acreditavam que com a figura do imperador deteriam as revoltas que estavam ocorrendo como: farroupilha, sabinada, cabanagem, revolta do malês e balaiada.
Esse golpe aconteceu quando Dom Pedro II, não tinha ainda idade para se tornarimperador, criou-se então um documento antecipando a sua maioridade para por fim às disputas políticas que estavam em curso nesse período.

* Tarifa Alves Branco

Na primeira metade do século XIX, as finanças públicas do Império estavam em baixa. A balana comercial apresentava um dficit quase que constante, visto que o valor das exportaes era superado pelo das importaes. Por outro lado, ooramento governamental tambm se mostrava deficitrio. Na poca a receita do Governo provinha dos impostos, mas a arrecadao fiscal era muito falha, o que provocava uma receita muito pequena. O imposto territorial, que poderia ser uma fonte de recursos substancial, na era cobrada, pois contrariava os interesses dos donos de escravos e de terras. O problema das finanas pblicas era tambm agravado pelasconstantes revoltas nas provncias que muitas vezes se recusavam a enviar ao Rio de Janeiro os tributos arrecadados.
Assim, os tributos alfandegrios tornaram-se a principal fonte da receita oramentria nesse perodo. No entanto, os impostos sobre a importao eram extremamente baixos. A Inglaterra, pelos Tratados de 1810, renovados, posteriormente, em 1827, vendia seus produtos para o Brasil a uma taxade apenas 15%, enquanto que os outros pases pagavam 24%. Depois da Independncia, outros pases com os quais o Brasil havia assinado acordos comerciais pediram a mesma tarifa concedida aos ingleses. Em 1828, por iniciativa de Bernardo Pereira de Vasconcelos, surgiu a lei que estendia a todas as importes brasileiras a tarifa de 15%, o que diminuiu ainda mais a j insuficiente arrecadao, contribuindopara o desequilbrio comercial e das finanas pblicas. Por causa dessa tarifa facilitando as importaes, o mercado brasileiro era quase que inteiramente abastecido por produtos estrangeiros. Praticamente tudo o que consumamos vinha do exterior, como tecidos, calados, remdios, velas e sabo. A produo nacional no se desenvolvia, sufocada e esmagada pela concorrncia estrangeira.
* Bill AberdeemO Slave Trade Suppression Act ou Aberdeen Act, mais conhecido no Brasil como Bill Aberdeen, foi uma legislação daGrã-Bretanha promulgada em 8 de Agosto de 1845, que proibia o comércio de escravos entre a África e a América.
Após a Revolução Industrial, surge na Inglaterra um forte movimento abolicionista, amparado, sobretudo, pelos habitantes das grandes cidades portuárias inglesas e motivadas porrazões de ordem ética e religiosa.
Proposta pelo Parlamento, a lei, de autoria do Ministro George Hamilton-Gordon (Lord Aberdeen), visava o combate aotráfico de escravos no Atlântico Sul, atribuindo às embarcações da Royal Navy o direito de apreender quaisquer navios negreiros que porventura se dirigissem ao Império do Brasil. De acordo com essa legislação, o tráfico de escravos era consideradocomo pirataria e, nessa qualidade, sujeito à repressão, independente de qualquer contato prévio entre oImpério Britânico e o país responsável pela carga.
Entre 1840 e 1848, a marinha inglesa aprisionou 625 embarcações, carregando milhares de escravos. Desses, muitos foram conduzidos às colônias inglesas do Caribe onde, apesar de receberem um soldo, viviam em condições muito próximas à dos...
tracking img