Gol transportes aereos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE EXTRATEGIA ORGANIZACIONAL

GOL Transportes Aéreos

1. Faça uma analise de SWOT para gol para o final de 2003.

RESPOSTA: Analisando seus pontos fortes a Gol tem um grande conhecimento no transporte aéreo e uma boa disponibilidade na parte financeira, mas suas fraquezas são de falta de relacionamento com os fornecedores uma grande inacessibilidade com os aeroportos brasileiros eum desentrosamento com os órgãos legais. Não levando em conta isso suas oportunidades de crescimento seriam boas como o enfraquecimento da concorrência,seus modelos de aviões em mudanças e um ótimo treinamento na parte que se fala de recursos humano,tomando alguns cuidados com suas ameaças que a complexibilidade do ambiente regulatório,no mercado não atrai o interesse de outras empresas, nãopossui aeronaves a disposição para serem compradas tendo uma grande reação do concorrente neste ponto.

2. Como deveria a gol se movimentar num cenário tão complicado:
RESPOSTA: OS negócios da Gol são as baixas tarifas aos consumidores este modelo é conhecido como “baixo custo, baixa tarifa”. Este modelo de negócios da Gol tem similar no exterior e inspirou a criação da empresa brasileiraalicerçada num serviço de bordo simplificado tendo assim não só uma redução de custos dos produtos oferecidos aos passageiros, mas também uma maior agilidade para reorganização das aeronaves nos intervalos entre vôos,também buscou ter uma frota adequada aos perfis das rotas e ao tempo médio dos vôos como forma de reduzir custos de manutenção e com combustível e permitir maior tempo dos aviões no ar,utilização intensiva de tecnologia, tanto pode ser na manutenção das aeronaves padronizadas como na logística aeroportuária, assim como no relacionamento com a clientela, onde a Internet como canal de venda, por exemplo, reduz custos de forma significativa, inclusive no número de funcionários. Neste aspecto, a Gol tem buscado a qualificação de seus funcionários como forma de não deixar dúvidas aospassageiros que baixo custo não significa falta de qualidade. Além disso, procurou escolher rotas de maior interesse dos passageiros como forma de garantir ocupação de seus aviões. Nestes negócios a Gol buscou não só criar uma alternativa aos modelos das outras empresas de aviação brasileiras, mas deu a possibilidade a outras pessoas que não tinham acesso a viagens aéreas por suas elevadas tarifas.A GOLbaseou-se em estruturas, sistemas e controles que privilegiam a qualidade dos serviços, a alta tecnologia, a segurança e a padronização da frota, bem como a motivação e a produtividade de sua equipe. O foco seria então uma estrutura de baixo custo e alta qualidade no atendimento ao cliente.

3. Qual é a participação no mercado doméstico ideal para a Gol, uma vez que apenas uma parcela domercado no momento é seu público-alvo (passageiros sensíveis a preço).

RESPOSTA: Com a estruturação da GOL diferenciada o serviço de qualidade a ser oferecido em aeronaves modernas, de forma simplificada em relação as demais empresas, com a tecnologia em todo o seu processo produtivo determina o comportamento estratégico dos setores funcionais. Tendo um produto inovador como a baixa tarifa énecessária um forte impulso das campanhas de marketing para fazer propaganda de seus produtos e de seus canais de venda, permitindo assim a disputa pelos passageiros, além de definir os melhores canais de divulgação. Tendo também a estratégia de recursos humanos, na busca de pessoal qualificado e o objetivo de criar mecanismos para manter seu pessoal motivado, deixando claro que a com esta mudança nosserviços não significam baixa qualidade.

4. Supondo que a demanda não acenava para um crescimento rápido, pelo menos no curto prazo, e que o aumento de sua participação no mercado domestico tem limitações, quais alternativas de expansão deveriam ser consideradas. A expansão no mercado internacional de médio curso (América latina) ou no longo curso (America norte e outros continentes). Ou a...
tracking img