Goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia

Introdução:
O estado de Goiás e um dos estados que tem uma das culturais mais bonitas e saborosas do Brasil pois na área de culinária e belezas naturais. No Goiás também a vários nomes na arte. A muitos museus entre outros.
O estado de Goiás está localizado no Planalto central brasileiro, entre chapadas, planaltos, depressões e vales. O clima é tropical semiúmido.Basicamente, há duas estações bem definidas: a chuvosa, que vai de outubro a abril, e a seca, que vai de maio a setembro.
Aqui o cerrado prevalece na vegetação o subsolo do cerrado apresenta água em abundância, embora o solo seja ácido, com alto teor de alumínio, e pouco fértil. Por esse motivo, na estação seca, parte das árvores perde as folhas para que suas raízes possam buscar a água presente nosubsolo.
Exemplos de árvores do cerrado são: lobeira, mangabeira, pequizeiro, e de algumas plantas medicinais, como a caroba e a quineira.

Cultura
Artes
Muitos são os nomes que se destacaram e ainda projetam nas artes em Goiás.
* Na escultura sacra: José Joaquim da Veiga Vale.
* Na cerâmica: Antônio Poteiro.
* Na pintura: Siron Franco, Omar Souto e Antônio Poteiro.
* Nasletras: Afonso Felix de Sousa, Basileu Toledo França, Bernardo Elis, Carmo Bernardes, Cora Coralina, Eli Brasiliense, Emídio Brasileiro, Érico Curado, Gilberto Mendonça Teles, José Décio Filho, José Godoy Garcia, José J. Veiga, Leo Lynce, Marislei Brasileiro, Salomão Sousa, Yêda Schmaltz.
* Na música: Léo Jaime, Bruno e Marrone, Zezé Di Camargo e Luciano, Wanessa Camargo, Leandro e Leonardo,Guilherme e Santiago , Chrystian e Ralf, Marcelo Barra, Amado Batista, Jorge e Mateus, Cristiano Araújo, Maria Eugênia , Gusttavo Lima , Humberto e Ronaldo, João Neto e Frederico.
* Na televisão, no teatro e no cinema: Stepan Nercessian, Carolina Ferraz, Fúlvio Stefanini, Wolf Maya e Ingrid Guimarães.
* No humor: Nilton Pinto e Tom Carvalho.
Museus
Goiânia
* Museu de Arte de Goiânia
*Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga
* Memorial do Cerrado
Culinária
Empadão goiano: um dos mais apreciados pratos da culinária goiana.
A culinária goiana é muito diversificada sendo seus principais pratos o peixe na telha, o suã (carne de porco) com arroz, o arroz com pequi, e também os pratos de todos os dias dos brasileiros como o arroz e feijão; além da pamonha, que é usada comoprato principal nas refeições; os frutos são a jaboticaba, a guabiroba, o jatobá, entre muitos outros do cerrado. Também se destacam as misturas, nome que se dá às verduras, como a serralha e a taioba, além da introdução da guariroba, um dos principais ingredientes do empadão, como vegetal na dieta quase diária. A quitanda, denominação que se dá aos biscoitos caseiros, também é diversificada:quebrador, mané pelado (bolo de mandioca assado na folha de bananeira), biscoito-de-queijo (que foi inventado em Goiás), mentira (biscoito de polvilho frito), a peta, o quase esquecido brevidade (polvilho batido com ovos e açúcar), o pastelinho de doce de leite e o bolinho doce de arroz (esses dois últimos são quitandas típicas da Cidade de Goiás). É riquíssima a variedade de doces: marmelada emcaixeta (região de Luziânia), moça-de-engenho (melado batido e emoldurado em forma de escultura), doce-de-leite (sobretudo com pau de mamão ralado ou sidra ralada), doce-de-ovo (ambrosia feita diretamente no melaço), de frutas cristalizadas (riquíssimos em Pirenópolis), doce de sidra ralada, de cascas de frutas (laranja, limão), entre tantos outros. As rapaduras temperadas (com leite, casca delaranja, sidra ou amendoim).
Os temperos são muito diversificados sendo uma culinária rica em temperos como açafrão, gengibre e pimenta, sendo este último empregado em quase todos os pratos salgados.
O pequi, por exemplo, nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenópolis), e Vila Boa, ainda no início do século XVIII, começou a ser utilizado na culinária de Goiás. Na região que circunda a cidade...
tracking img