Go go go!!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Java Starter

www.t2ti.com
1

Curso Java Starter
Apresentação

O Curso Java Starter foi projetado com o objetivo de ajudar àquelas pessoas que têm uma base de lógica de programação e desejam entrar no mercado de trabalho sabendo Java, A estrutura do curso é formada por módulos em PDF e por mini-cursos em vídeo. O aluno deve baixar esse material e estudá-lo. Deve realizar osexercícios propostos. Todas as dúvidas devem ser enviadas para a lista de discussão que está disponível para inscrição na página do Curso Java Starter no site www.t2ti.com. As dúvidas serão respondidas pelos instrutores Albert Eije, Cláudio de Barros e Miguel Kojiio, além dos demais participantes da lista. Nosso objetivo é que após o estudo do Curso Java Starter o aluno não tenha dificuldades paraacompanhar um curso avançado onde poderá aprender a desenvolver aplicativos para Web, utilizando tecnologias como Servlets e JSP e frameworks como Struts e JSF, além do desenvolvimento para dispositivos móveis. Albert Eije trabalha com informática desde 1993. Durante esse período já trabalhou com várias linguagens de programação: Clipper, PHP, Delphi, C, Java, etc. Atualmente mantém o sitewww.alberteije.com. Cláudio de Barros é Tecnólogo em Processamento de Dados. Miguel Kojiio é bacharel em Sistemas de Informação, profissional certificado Java (SCJP 1.5). O curso Java Starter surgiu da idéia dos três amigos que trabalham juntos em uma instituição financeira de grande porte.

www.t2ti.com
2

Curso Java Starter

Módulo

05

Pacotes java.lang e java.util

Definição de Pacotes
O quesão pacotes em Java? Um pacote (package) em Java é um diretório em que está armazenada uma ou mais classes. Os pacotes costumam agrupar classes de mesmas afinidades, por exemplo, observe a classe Aluno, ela está no pacote javainiciante e deve ser declarada da seguinte maneira:
package javainiciante; public class Aluno { //Estrutura da classe }

A palavra reservada package define em qual pacotese encontra a classe. Para utilizar classes de um pacote, é usada a palavra reservada import do seguinte modo:
import nome-do-pacote.nome-da-classe

Ex1.: classe Teste importando a classe Aluno:
import javainiciante.Aluno; public class Teste { Aluno aluno = new Aluno(); //Estrutura da classe }

Ex2.: import java.util.Date; --> indica que será usada a classe Date do pacote java.util que estáno diretório \java\util. Ex3.: import java.util.*; --> Neste exemplo, está sendo usado o símbolo “*” ao

www.t2ti.com
3

Curso Java Starter
invés do nome da classe. Isto significa que estaremos importando todas as classes que pertencem ao pacote java.util. A utilização do import só é necessária, caso a classe que está utilizando as funcionalidades de outra classe estiver em um pacotediferente. Ex.: classe Professor que está no mesmo pacote da classe Aluno:
package javainiciante; public class Professor { Aluno aluno = new Aluno(); //não é necessário importar a classe Aluno //Estrutura da classe }

Uma classe está somente em um package e pode ter vários imports.

O pacote java.lang
Por padrão, o pacote java.lang é importado automaticamente pelo Java. É o único pacote que possuiesta característica. Isso explica o fato de, nos exemplos que utilizamos nos módulos anteriores, não precisarmos utilizar imports em nossas classes. As principais classes que fazem parte deste pacote são: Boolean, Byte, Character, Double, Float, Integer, Long, Math, Number, Object, Short, String, System, Thread, etc.

java.lang.String
String é uma classe em Java. Instâncias de uma Stringcorrespondem à união de um conjunto de caracteres. Essas strings podem ser manipuladas de diversas maneiras. Apresentaremos aqui, alguns métodos desta classe:

Método lenght()
O método length() é utilizado para retornar o tamanho de uma determinada string, incluindo também os espaços em branco. Este método sempre retorna um valor do tipo int. Tem a seguinte sintaxe: nome-da-string.length()...
tracking img