gnereros textuais

794 palavras 4 páginas
Gêneros textuais: definição e funcionalidades L.A.
Marcuschi

O

estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda.

 Gênero

gramatical
 Gênero social
 Gênero textual/ Gênero discursivo

Gênero textual refere-se aos textos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são os textos concretizados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam padrões sócio-comunicativos característicos definidos por composições funcionais, objetivos enunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, institucionais e técnicas. Em contraposição aos tipos, os gêneros são entidades empíricas em situações comunicativas e se expressam em designações diversas constituindo em princípio listagens abertas.



Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo por computador, aulas virtuais e assim por diante.
Como tal, os gêneros são formas textuais escritas ou orais bastante estáveis, histórica e socialmente situadas.



DEFINIÇÃO DE SUPORTE:
Entendemos aqui como suporte de um gênero um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto.
Pode-se dizer que suporte de um gênero é uma superfície física em formato específico que suporta, fixa e mostra um texto.

Esta idéia comporta três aspectos:
 suporte é um lugar físico ou virtual
 suporte tem formato específico
 suporte serve para fixar e mostrar o texto.

EXEMPLOS DE SUPORTES CONVENCIONAIS










(1) Livro
(2) Jornal (diário)
(3) Revista (semanal / mensal)
(4) Revista científica (boletins e anais)
(5) Rádio

Relacionados