Gmorais

1104 palavras 5 páginas
Escola Estadual “Professor Emilio Pereira de Magalhães”

Um certo capitão Rodrigo

Itabira/2013
Escola Estadual Professor Emilio Pereira de Magalhães

Índice:

Introdução:

Um certo capitão Rodrigo, é um romance que faz parte da obra O continente, primeiro episódio da trilogia O tempo e o vento, que é dividido em 28 capítulos, a história se passa em 1828. Apresentando, o início da Revolução Farroupilha, cujas batalhas percorreram os pampas do sul por dez anos, em confrontos que colocaram em lados opostos republicanos e governistas. No qual, os pensamentos das pessoas eram de indignação pelos abusos do governo na cobrança dos altos impostos. O Livro "Um Certo Capitão Rodrigo" foi transformado em série de televisão e até mesmo em filme.
.

Um certo capitão Rodrigo , dentro da prosa modernista 2ª fase .

Vidas secas é uma prosa que se caracteriza na segunda fase do modernismo, é um romance que focou no regionalismo principalmente no Nordeste,pela dificuldade da seca, problemas do trabalhador rural e pela ignorância, por que nesse período os autores procuravam mostrar de alguma maneira os problemas enfrentados pelo mundo, Graciliano Ramos é considerado pela critica literária o melhor ficcionista dessa segunda fase.

Resumo da obra
A obra conta a historia de uma família que passa dificuldades com a seca do sertão nordestino, Fabiano o pai, é um vaqueiro ignorante que não frequentou a escola, assim às vezes se compara com animal, falando palavras erradas.
Sinhá- Vitória, a esposa, tem um diálogo melhor e sonha em ter uma cama de couro igual à de Tomás da bolandeira. Esse personagem não aparece fica só na memória é um exemplo, um herói para Fabiano: defensor da sabedoria, um bom diálogo e um

Relacionados

  • Resistencia ao fogo
    2682 palavras | 11 páginas