Glossario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário de Economia

Agente Económico: é todo o invíduo ou entidade que intervem ou participa na atividade económica, exercendo nela pelo menos uma função.
Atividade económica: É o conjunto de procedimentos ou atuações que tem por finalidade a obtenção de bens e serviços necessários à satisfação das necessidades dos individuos. É o conjunto das atividades de produção, distribuição,repartição dos rendimentos e a sua utilização em consumo e poupança.
Circuito económico: É a representação gráfica ou esquemática dos fluxos que se estabelecem entre os vários agentes económicos. É uma representação esquemática que mostra as relações de interdependencia que existem entre os vários agentes económicos numa dada economia, num dado país e num dado momento. É composto por dois cuircuitos que serelacionam: o circuito real e o circuito monetário.
Circuito monetário: É o conjunto de todos os fluxos monetários existentes numa dada economia, corresponde à entrada e saída de moeda dos vários agentes económicos.
Circuito real: É o conjunto de todos os fluxos reais que existem numa dada economia, correspondendo ao movimento de bens e serviços entre os vários agentes económicos sem aintervenção da moeda.
Comércio externo: É aquele que e realizado entre os agentes economicos situados em países diferentes, ou seja corresponde às transações de bens e serviços de um país para outro ou para outros países.
Comércio interno: É aquele que é realizado entre os agentes económicos do mesmo país, ou seja coresponde às trocas comerciais realizadas dentro de um país.
Consumo privado: Engloba todosos gastos realizados pelas familias na satisfação direta das suas necessidades.
Consumo público: Engloba os gastos correntes do estado na satisfação das ncessidades coletivas da população e no financiamento da administração pública.
Contabilidade Nacional: É um instrumento estatístico, sintético e que fornece de uma forma sistemática e simplicidad, a representação da atividade económica de umpaís, num determinado período de tempo. A contabilidade nacional é um conjunto articulado de contas e quadros que procura destacar todas as operações efetuadas pelos agentes económicos, no decurso de um certo período de tempo, geralmente o ano.
Despesa: é a aplicação do rendimento na aquisição de bens e serviços produzidos por um país. Engloba as despesas de consumo, as despesas de investimento eas despesas com o comércio externo.
Despesa interna: Corresponde aos gastos em bens e serviços efetuados dentro das suas fronteiras em relação à sua produção interna. Calcula se deduzindo à procura global o valor das importações das mercadorias.
Despesas de consumo: São os gastos em bens e serviços para satisfazer diretamente as necessidades. Engloba as despesas de consumo privado e as despesasde consumo público.
Despesas de investimento: É a aplicação dos recursos produtivos na formação de capital, ou seja corresponde ao aumento do valor dos meios de produção. É composto por duas parcelas: a formação bruta de capital fixo e a variação das existências.
Economias Abertas: São aquelas em que os agentes económicos residentes estabelecem relações económicas com os agentes economicos nãoresidentes. Neste caso funcionam os 5 agentes económicos.
Economias fechadas: São aquelas em que os agentes economicos residentes não estabelecem operações economicas com os agentes economicos não residentes. São economias em que so funcionam 4 gentes económicos, não existindo relações económicas com o resto do mundo.
Excedente Bruto de Exploração: é o rendimento relativo ao fator capital,englobando os rendimentos de empresa (lucros), os rendimentos de propriedade (rendas e juros) e as amortizações.
Exportações: Representam as vendas de bens e serviços produzidos internamente ao exterior.
Fluxos monetários: É a quantidade de moeda que circula entre os diversos agentes económicos, como contrapartida dos fluxos reais.
Fluxos reais: São a quantidade de bens e serviços que circulam...
tracking img