Glossario junguiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AFETO: Emoção capaz de provocar um estado de excitação psíquica, podendo também expressar-se corporalmente (somatizações); quando há explosão do afeto diz-se que o indivíduo foi momentaneamenteinvadido e tomado por uma emoção que o faz revelar seu ponto fraco e muitas vezes seu complexo.
ALMA: Psique.
AMPLIFICAÇÃO: Método de abordagem junguiana dos sonhos que busca alargar e aprofundar osignificado de uma imagem onírica por meio da associação com símbolos universais, encontrados na mitologia, na história, nas ciências e nos diversos campos da cultura, como objetivo de esclarecer eincrementar seu significado metafórico. Com a aplicação tanto o sonhador quanto o terapeuta podem abrir mão do enfoque exclusivamente pessoal da imagem. Possibilita uma interpretação da imagem segundopadrões coletivos.

ANÁLISE: Relação dialética estabelecida entra duas pessoas - cliente e terapeuta, com o objetivo de investigar o inconsciente do cliente. Costuma-se fazer uma distinção entre análise epsicoterapia, de acordo com o nível de aprofundamento, a intensidade, frequência das sessões e duração do processo. Reserva-se o termo analise para a psicoterapia profunda. Os dois termos tambémpodem ser usados indistintamente.

ANIMA/ ANIMUS: Arquétipos que personificam a figura feminina no interior do inconsciente do homem e a figura masculina no interior do inconsciente da mulher. Suafunção é estabelecer uma ligação entre a consciência individual e o inconsciente coletivo. Como todos os arquétipos, ao serem projetados, atraem e fascinam a consciência. O “outro” é a pessoa sobre o qualfazemos nossas projeções de anima e animus. Tais arquétipos podem surgir nos sonhos como o companheiro ou a companheira.
ARQUÉTIPO: Conceito criado a partir de temas típicos e bem definidos, presentesnos mitos e na literatura universal, que se repetem nos sonhos, imagens, fantasias, delírios e alucinações de todos os indivíduos. Teoricamente não se pode conhecer completamente o arquétipo...
tracking img