Glossario de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Álgebra: Em matemática, álgebra é o ramo que estuda a manipulação formal de equações, operações matemáticas, polinómios e estruturas algébricas. A álgebra é um dos principais ramos da matemática pura , juntamente com a geometria, topologia, análise combinatória, e Teoria dos números.
Exemplo:
29 = 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 · 2 = 512

2) Amostra: Amostra é um subconjunto de elementospertencentes a uma população. A informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população.Nem sempre as amostras refletem a estrutura da população de onde foram retiradas ou são representativas dessas populações, podendo levar nesses casos a inferências erradas ou ao enviesamento dos resultados.E com base nessa amostra é possível determinar por exemplo o candidato que esta com amaioria de votos. e se o governo esta a ou não agradando em seu mandado a populaçãom invasão. As amostras podem ser aleatórias ou não aleatórias, representativas ou viciadas.

3) Aritmética: A aritmética (da palavra grega ἀριθμός, arithmós, "número") é o ramo da matemática que lida com números e com as operações possíveis entre eles. É o ramo mais antigo e mais elementar da matemática, usadopor quase todos, para tarefas que vão desde a contagem do dia-a-dia simples de ciência avançada e cálculos de negócios. Matemáticos profissionais, por vezes, usam o termo "aritmética superior" quando se refere a resultados mais avançados relacionados à teoria dos números, mas isso não deve ser confundido com a aritmética elementar.
Exemplo:
1, 4, 7, 10, 13, ..., é uma progressão aritmética emque a razão (a diferença entre os números consecutivos) é igual a 3.
-2, -4, -6, -8, -10, ..., é uma P.A. em que .
6, 6, 6, 6, 6, ..., é uma P.A. com .


4) Arredondamento: As regras de arredondamento aplicam-se aos algarismos decimais situados na posição seguinte ao número de algarismos decimais que se queira transformar, ou seja, se tivermos um número de 3 algarismos decimais e quisermosarredondar para 2, aplicar-se-ão estas regras de arredondamento. Algarismo menor que 5: Se o algarismo decimal seguinte for menor que 5, o anterior não se modifica.
Exemplo:
12,652. Arredondando a 2 algarismos decimais deveremos ter em atenção o terceiro decimal: 12,652= 12,65.

5) Equação: Em matemática, uma equação é uma afirmação que estabelece uma igualdade entre duas expressões matemáticas.Exemplo:
X + 8 = 15
x³ - 9x² - 7 = 4
3sen(x) + 25 cos(X) = 18
Tg (3y - 25) + sen³ (cos(y² + 4y -1)) = 255

6) Estatística: Estatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa. Uma apresentação como essa tende a reforçar a idéia de que estatística é uma espéciede álgebra burocrática, cujas fórmulas incompreensíveis são utilizadas para defender conclusões suspeitas.
Exemplo:
M= s = 9 + 7 + 5 + 3 + 2 = 5,2



7) Função: Função é um dos conceitos mais importantes da matemática. Existem várias definições, dependendo da forma como são escolhidos os axiomas. Uma relação entre dois conjuntos, onde há uma relação entre cada um de seus elementos. Tambémpode ser uma lei que para cada valor x é correspondido por um elemento y, também denotado por f(x). Existem inúmeros tipos de funções matemáticas, entre as principais temos: função sobrejetora, função injetora, função bijetora, função trigonométrica, Função linear, função modular, função quadrática, função exponencial, função logarítmica, função polinomial, dentre inúmeras outras. Cada função édefinida por leis generalizadas e propriedades específicas.
Exemplo:



8)Incógnita: Em matemática, uma incógnita é uma variável cujo valor deve ser determinado de forma a resolver uma equação ou inequação.Normalmente, é representada pelas letras x, y e z, e as constantes pelas primeiras letras do alfabeto (a, b, c, etc).
Exemplo:
3x + 4= 19 ; x - y= 6.




9) Inequação:...
tracking img