Glossario de imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Glossário
1. Antígeno: É toda a partícula ou molécula capaz de iniciar uma resposta imune, a qual começa pelo reconhecimento pelos linfócitos e acumula com a produção de um anticorpo específico.

2. Anticorpo: Proteínas produzidas pelo sistema imunológico em resposta a qualquer agente agressor(antígeno), com os quais reagem especificamente.

3. Adjuvante: É toda matéria primaadicionada à forma farmacêutica que vai favorecer as características organolépticas do medicamento, ou seja é o excipient com função a nível das características organolépticas do medicamento, é o excipiente que serve para dar sabor, cheiro ou cor. Permite absorção mais fácil ou facilita ação. São substâncias ou preparações que podem incrementar a atividade da substância ativa.

4. Aglutinação:Associação de partículas estranhas aos organismos, realizada pelos anticorpos, como acontece com as hemácias ou bactérias, até formar e precipitar uma pequena esfera oticamente visível. A aglutinação é uma reação específica, de maneira que cada anticorpo reage com o seu correspondente antigénio. Esta ação permite identificar corretamente bactérias desconhecidas ou determinar o grupo sanguíneo.5. Alérgeno: São substâncias de origem natural (ambientais ou alimentares), geralmente proteínas, que ao entrar em contato com um paciente alérgico causam o desenvolvimento de reações caracterizadas por inflamações no órgão sensível, que pode ser o nariz, o pulmão ou a pele.

6. Auto-anticorpo: É um anticorpo (um tipo de proteína) produzido pelo sistema imune que atua contra uma ou maisproteínas do próprio indivíduo que o produziu. Os autoanticorpos têm as mesmas propriedades bioquímicas e físico-químicas dos outros anticorpos. A grande diferença está em suas propriedades imunológicas, ou seja, os autoanticorpos estão relacionados com as doenças auto-imunes. Enquanto que a maioria dos anticorpos produzidos pelo corpo (pelos linfócitos B) reage contra antígenos estranhos (micróbios emgeral, células tumorais, etc), os autoanticorpos reagem contra componentes do próprio organismo (proteínas celulares, DNA no núcleo celular).

7. Sistema complemento: é composto por proteínas de membrana plasmática e solúveis no sangue e participam das defesas inatas (natural)e adquiridas( memória). Essas proteínas reagem entre elas para opsonizar os patógenos e induzir uma série de respostasinflamatórias que auxiliam no combate à infecção. Inúmeras proteínas do complemento são proteases que se auto-ativam por clivagem proteolítica.

8. Doença autoimune: São um grupo de doenças distintas que têm como origem o fato do sistema imunológico passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começaa confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las. Portanto, uma doença autoimune é uma doença causada pelo nosso sistema imunológico, que passa a funcionar de forma inapropriada.

9. Fagocitose: É o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células ameboides. Consiste também em processo de alimentação de muitosprotozoários unicelulares - onde a partícula englobada pela célula, através da expansão da membrana plasmática, é envolvida num vacúolo digestivo, a partir do qual a matéria digerida passa depois para o citoplasma. Na corrente sanguínea ocorre quando o sistema imunológico identifica um corpo estranho que será englobado e digerido pelos leucócitos. Um grande aumento de leucócitos no sangue indica processoinfeccioso. A ingestão das partículas de alimento pode ser realizada por pseudópodes, como nos organismos amebóides, ou a própria célula pode ter um citostoma (o mesmo que "boca celular"), como os ciliados, por onde entram as partículas de alimento.

10. Hapteno: É uma substância não proteica, de baixo peso molecular ( menos de 10.000 u), que sozinha não consegue induzir uma resposta...
tracking img