Glossário microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ácido teicóico: é um termo funcional para uma ampla variedade de diferentes polímeros contendo açúcares, fosfato e glicerol.
Aparelho de golgi: é um dos constituintes das células animais que intervém nos fenómenos de secreção. É constituído por um conjunto de cisternas e vesículas que constituem uma estrutura individualizada no interior do citoplasma.
cisternas (ou sáculos) são estruturasmembranosas alongadas e achatadas e constituem os seus elementos mais característicos.
Artroconídios: são formados por fragmentação das hifas em segmentos retangulares. São encontratos nos fungos do gênero Geotrichum, em Coccidioides immitis e em dermatófitos.
Ascos/Ascocarpos: (saco) é a estrutura produtora de esporos (possuem núcleo 2n). São estruturas complexas compostas por hifas entrelaçadas efirmemente compactadas (possuem 8 núcleos n).
Ascósporos: são formados no interior de uma estrutura especial denominada asco.
Bacilos: é usada para designar bactérias em forma de bastonetes, como cepas de Clostridium, Bacillus, Escherichia coli entre outros.
Bactéria: é um domínio de micro-organismos unicelulares, procariontes (desprovidos de envoltório nuclear eorganelas membranosas), antestambém chamados Schizomycetes
Basidiósporos: é a denominação dos esporos produzidos sexuadamente por fungos do filo Basidiomycota.
Biofilmes: são agregados microbianos que se desenvolvem espontaneamente em qualquer superfície sólida em condições fisiológicas adequadas, e tem grande importância em várias atividades humanas como a saúde e a indústria.
Biossíntese: é um fenômeno em que sãoproduzidos compostos químicos complexos, como proteínas e ácidos nucleicos a partir de reagentes mais simples, geralmente catalisados por enzimas. A biossíntese ocorre normalmente dentro dos organismos vivos e é uma parte vital do metabolismo.
Blastoconídios: também denominados gêmulas, são comuns nas leveduras e se derivam por brotamento da célula-mãe. As vezes, os blastoconídios permanecem ligados àcélula-mãe, formando cadeias, as pseudo-hifas, cujo conjunto é o pseudomicélio.
Clamiconídios: têm função de resistência, semelhante a dos esporos bacterianos. São células, geralmente arredondadas, de volume aumentado, com paredes duplas e espessas, nas quais se concentra o citoplasma. Sua localização no micélio pode ser apical ou intercalar. Formam-se em condições ambientais adversas, como escassezde nutrientes, de água e temperaturas não favoráveis ao desenvolvimento fúngico.
Cocos:  são células esféricas que quando agrupadas aos pares recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos estes são denominados estreptococos. Cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva recebem a designação de estafilococos.
Conidio: é um esporo assexual existenteem fungos.[1] Os conídios são por vezes denominados conidiósporos. Os conídios representam o modo mais comum de reprodução assexuada

Dermatófitos: é uma designação comum para um grupo de três géneros de fungos que causam infecções em animais e humanos denominadas dermatofitoses.
Dermafitoses: As dermatofitoses, ou tinhas, são micoses superficiais ocorrentes em pêlos, unhas e pele, provocadaspor fungos.
Endosporo: A função primária da maioria dos endósporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de "stress" ambiental. Possui uma estrutura dura, e não reprodutiva produzida por um número pequeno de bactérias do grupo Firmicutes.
Enzimas hidrolíticas: são proteínas responsáveis pela quebra de moléculas grandes em moléculas menores (catálise). Para isso, estas enzimas utilizam umamolécula de água.
Esferoplasto: é uma célula bacteriana desprovida da maior parte do envelope celular bacteriana através da adição de uma penicilina. Os esferoplastos são frágeis e sensíveis a stress osmótico, de tal modo que produz a sua lise celular, transferindo-os para a metade hipotónico.
Esporângios: nos fungos os esporângios formam-se em estruturas específicas de cada grupo taxonómico...
tracking img