Glossário de termos financeiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVO - Fundo de valores que representa os investimentos ou aplicações do patrimônio ou Capital das empresas.

ATIVO CIRCULANTE - É aquele que reúne os valores suscetíveis de movimentação, taiscomo: dinheiro em caixa, em bancos, mercadorias, matérias-primas, títulos.

ATIVO PERMANENTE - É a parte do ativo que se destina ao uso; é aquele que fica de reserva sem intenção de venda oualienação.

ATIVIDADE - São valores que representam os bens e os créditos da empresa.

BALANÇO PATRIMONIAL - É o balanço que incluí a demonstração do patrimônio através do Ativo (investimento) e doPassivo (origem dos investimentos).

CAPITAL CIRCULANTE - Sistema de bens que se consomem em um só ato de produção e que giram nas empresas, renovando-se constantemente. São exemplos: as matérias-primasque quando aplicadas transformam em mercadorias e, depois de vendidas, transformam em dinheiro ou em duplicatas a receber; o dinheiro em caixa ou em bancos, que quando aplicados transformam em outrotipo de bem; as duplicatas a receber que quando pagas transformam-se em dinheiro.

CUSTO FIXO - Gasto que se tem sempre dentro das mesmas medidas, independentemente do volume da produção. Ex.:Aluguéis, seguros, salários mensais, impostos.

CUSTO VARIÁVEL - É aquele que tem relação direta com o volume produzido; estes custos aumentam quando a produção aumenta. Ex.: Mão de Obra Direta,comissões de vendedores, compensações de seguro.

DÉFICIT- Quando a despesa supera a receita; é quando o Passivo é superior ao Ativo.

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO - É a apuração contábil apresentadaanaliticamente através dos componentes. Por exemplo: as contas do exercício e a demonstração de lucros e perdas. As demonstrações de resultados podem ser do exercício ou de parte dele. É um quadro queanalisa a apuração de lucro ou de perda, ou seja, receitas e custos.

DESPESAS FIXAS - Gastos que se tem sempre dentro das mesmas medidas, independentemente do volume da produção.

DESPESAS...
tracking img