Glossário da visão e audição

Páginas: 8 (1769 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2011
Glossário
* Audição
Aparelho Auditivo: tem como finalidade ajudar pessoas com uma perda auditiva a perceber os sons.
Audição: acto e faculdade de ouvir e escutar. É considerado um dos cinco sentidos humanos.
Bigorna: ossículo de pequena dimensão localizado no ouvido médio, juntamente com o martelo, osso lenticular e estribo.
Canais semicirculares: Localizados no ouvido interno, sãoconstituídos por três tubos ósseos interconectados e cheios de líquido que fazem parte do ouvido interno. A sua função não está relacionada com a audição, mas com o equilíbrio do corpo.
Canal auditivo: externo estabelece a comunicação entre a orelha e o ouvido externo, tem cerca de três centímetros de comprimento e está escavado em nosso osso temporal. É revestido internamente por pêlos e glândulas,que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera.
Caracol: localizado no ouvido interno, tem um trajecto em espiral.
Cerume: conhecido como "cera" ou "cera de ouvido", é uma secreção de cera proveniente das glândulas sebáceas que se encontram situadas no canal auditivo externo, é produzido em pequenas quantidades, e sai espontaneamente. Têm função eliminar grandeparte das bactérias aeróbias.
Estribo: ossículo de pequena dimensão localizado no ouvido médio, juntamente com o martelo, bigorna e osso lenticular.
Língua Gestual: a língua gestual diz respeito ao uso de gestos e sinais em vez de sons na comunicação. É usada como forma de comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos.
Martelo: ossículo de pequena dimensão localizado no ouvido médio,juntamente com o osso lenticular, bigorna e estribo.
Nervo auditivo: localizado no ouvido interno tem como funções transportar a informação sobre a posição e movimento da cabeça e secundariamente é usado para a audição.

Ondas Sonoras: são ondas mecânicas que estão constantemente presente em nossas vidas, ou seja, são os sons que ouvimos a todo instante.
Orelha: Parte externa do órgão doouvido.
Órgão de Corti: é responsável pela transformação das ondas de compressão em impulsos nervosos, que por sua vez, são enviados ao cérebro para serem interpretados.
Osso lenticular: ossículo de pequena dimensão localizado no ouvido médio, juntamente com o martelo, bigorna e estribo.
Otorrinolaringologia: é considerada uma das mais completas especialidades médicas do mundo, comcaracterísticas clínicas e cirúrgicas. Seu campo de actuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe e cabeça e pescoço
Ouvido: é um dos cinco sentidos humanos, sentido da audição. Localiza-se no interior da orelha. Cumpre duas funções: ouvir sons e manter o equilíbrio. Está dividido em três zonas distintas: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno, cada qual é compostapor várias estruturas.
Ouvido externo: inclui a parte do ouvido visível externamente, é composto pela orelha, canal auditivo externo e tímpano.
Ouvido interno: é constituído pela pelo caracol, pelos canais semi-circulares e pelo nervo auditivo.
Ouvido médio: é uma cavidade cheia de ar que contem quatro ossos de pequenas dimensões: o martelo, a bigorna, o osso lenticular e o estribo.
Surdez:privação total ou parcial do sentido de ouvir
Tímpano: membrana existente no ouvido externo.
Trompa de Eustáquio: ligada a faringe permite equilibrar a pressão entre os dois lados do tímpano e fornecer oxigénio ao ouvido médio.

* Visão
Acomodação: regulação automática do foco do olho pelo cristalino que se torna mais espesso ou mais fino graças aos músculos que o repuxam, sob o comando dosistema nervoso autónomo.
Aparelho Lacrimal: sistema responsável pela secreção e drenagem das lágrimas. Conjunto de órgãos responsáveis pela produção e condução das lágrimas. É composto pela glândula lacrimal, as glândulas acessórias, pelas extremidades das pálpebras e por dois pontos lacrimais. Cada ponto é um pequeno orifício oval situado na borda interna da cada pálpebra, formando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visão e Audição
  • Visão e audição
  • Biofisica da visão e audição
  • AUDIÇÃO, OLFATO E VISÃO
  • Roteiro Audição e Visão
  • Sistema sensorial visão e audição
  • Como é a audição, a visão e o faro dos cães?
  • Biofísica da visão e audição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!