Glossário conceitos de psicánalise

GLOSSÁRIO – Conceitos psicanalíticos básicos


Profª Mariana V. Ligo Guedes de Azevedo
Teorias Psicodinâmicas II


• INSTINTO = na teoria psicanalítica, está ligado à noção deforça, impulso, energia. É orgânico (desejo sexual, agressividade, fome).
• PULSÃO = representante (registro) psíquico do instinto. Ex: a sexualidade e a agressividade são vividas psiquicamente egeram registros psíquicos das experiências.
• LIBIDO = representante psíquico da sexualidade. É a pulsão sexual.
• SEIO = simbolicamente, é o ambiente que cuida do bebê recém-nascido. Comoo principal contato do bebê com o mundo se dá através da boca (zona oral), o seio da mãe adquire um significado especial através da amamentação (ainda que a amamentação diretamente do seio nãoaconteça).
1. SEIO BOM = experiências de gratificação, de bom atendimento ambiental.
2. SEIO MAU = experiências frustrantes, de atendimentos ambientais falhos (bebê que esperou demaise sentiu fome além do suportável; situações de abandono, negligência nos cuidados, ou simplesmente de submissão a longos períodos de espera).
• OBJETO INTERNO = registro psicológico de cadapessoa específica com quem eu me relaciono. Os primeiros objetos internos que uma criança constrói são as figuras da mãe e do pai. É um conceito que surgiu na Psicanálise com Melanie Klein (ModeloKleiniano = Psicanálise das Relações de Objeto).
1. OBJETO BOM = registro psicológico de experiências positivas, de gratificações ambientais, de relacionamentos que trazem satisfação.2. OBJETO MAU = registro psicológico de experiências desagradáveis, de frustrações ambientais, de relacionamentos que trazem insatisfação ou sofrimento.
• RELAÇÃO DE OBJETO = forma derelacionamento com os objetos externos e internos
1. PARCIAL = percepção unilateral do objeto (pessoa ou situação), como sendo bom ou mal.
2. TOTAL = percepção do objeto em seus...