Gloria sua historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Glória é a capital do sertão sergipano
Cidade nasceu com o nome de Boca da Mata, batizada pelos viajantes que descansavam no local
A ‘Boca daMata’, como era conhecida a cidade de Nossa Senhora da Glória, a 126 quilômetros da capital, originou-se de uma parada para descanso de viajantes.Como existia uma densa mata naquele local, os boiadeiros, que passavam tangendo o gado, preferiam esperar o dia chegar para continuar a viagem.Então, por volta de 1600 a 1625, os ranchos deles acabaram formando a povoação.
A primeira denominação, dada justamente pelos viajantes, só foimudada pelo pároco Francisco Gonçalves Lima, quando fez campanha com a comunidade para comprar a imagem de Nossa Senhora da Glória. O município, queficou conhecido como a ‘Capital do Sertão’, tem a maior feira da região e acabou atingindo um desenvolvimento muito maior que a sua antiga sede,Gararu.
A evolução política de Boca da Mata iniciou-se em 1922, quando a povoação passou a ser sede do 2º Distrito de Paz de Gararu, já com adenominação de Nossa Senhora da Glória. Seis anos depois, no dia 26 de setembro, passou à condição de vila e foi desmembrada de Gararu. Nessa época omunicípio passou a pertencer à Comarca de Capela.
No dia 1º de janeiro de 1929, a vila teve como primeiro intendente João Francisco de Souza, queconstruiu a prefeitura. Ele foi eleito para o período de 1930 a 1934, mas teve o mandato interrompido pelo movimento revolucionário de 1930.
tracking img