Globex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do artigo em português

Título do artigo em inglês (article title in english language)

Resumo

Comece o resumo aqui e lembre-se de que ele deve possuir até 150 palavras! (você pode contar as palavras no próprio Word)

Palavras chave: Primeira palavra chave; segunda palavra chave; terceira palavra chave.

Abstract

Coloque o resumo em inglês aqui, lembre-se de que ele tambémdeve ter até 150 palavras.

Key words: First key word; second key word; third key word.

Introdução

Início do texto introdutório sobre o tema. Lembre-se de que o texto deve estar em formato ABNT.

Recomenda-se que a introdução tenha, no mínimo 5 páginas. Para facilitar, seguem abaixo modelos de citação conforme a ABNT para você que vai redigir o texto.

Todas asinformações sobre a citação foram retiradas do manual de citações da Biblioteca da Metodista que pode ser acessado pelo link: http://www.metodista.br/biblioteca/servicos/citacao-2010.pdf

Citação Direta

Se você for fazer uma citação direta que utilize até 3 linhas significa que você vai escrever exatamente igual o autor original escreveu. É uma “cópia”, sem alterações. Bom, para isso você devecolocar o sobrenome do autor, abrir parênteses e colocar o ano e a página de onde você tirou a informação, como a figura abaixo.

[pic]

Mas se você vai copiar um trecho maior, ou seja, com mais de três linhas, você deve fazer como se fosse mais um parágrafo só que com a fonte em tamanho 10 e um recuo de 4 centímetros (pode contar duas vezes a tecla “tab” – aquela com as duassetinhas do lado esquerdo do teclado). Dê uma olhada na figura abaixo pra ver como fica:

[pic]

Citação Indireta

A citação indireta é você afirmando algo que leu sobre aquele autor. Então não pode ser uma cópia, mas sim o que você entendeu daquele assunto. Lembre-se de que são suas palavras com base no que você leu sobre aquele assunto. O sobrenome do autor vem dentro dos parênteses todasem maiúsculas seguido da data de publicação. Então, a citação é feita da seguinte maneira:

[pic]

Obs: Se forem dois autores fazendo parte do texto fica assim:

[pic]

E se forem dois autores que não fazem parte do texto escrito fica assim:

[pic]

Quando você for utilizar um texto onde há três autores a sua citação ficará assim:

[pic]

[pic]

Até aqui a regra se mantém amesma, contudo, se o texto que você utilizou tem quatro autores, ou mais, sua citação na primeira vez deverá expor todos os autores, mas para não ficar repetindo durante todo o estudo, você pode “resumir” a citação e utilizar o “et al” que significa “Autor e todos os outros (colaboradores)”, ou seja, sua citação vai ficar assim se for parte do texto:

[pic]

Ou assim se os autores não fizeremparte do texto:

[pic]

Citação de citação

Aí vamos imaginar que você não tem a fonte original (que pode ser em inglês, por exemplo), mas um autor brasileiro citou aquela ideia e você quer colocá-la de qualquer jeito, mesmo sem ter lido o texto original.

Nestes casos você pode utilizar a citação da citação, ou também conhecido como apud. Significa que você está citando um autoratravés de outro autor – a palavra apud significa “citado por”. Os sobrenomes dos autores também vêem entre parênteses com todas em maiúsculas. Veja como fica:

[pic]

Método

Esta é uma das partes mais importantes do seu artigo. É nesta seção que você explicará ao leitor “como” a pesquisa foi feita. É algo parecido com a “receita do bolo” onde você diz exatamente como tudo foi feito.Um bom método contem:

• Participantes – quem foram os participantes, quantos foram, se foi uma organização, um grupo de sujeitos, quantos homens, quantas mulheres, etc. Lembrando sempre de resguardar a identidade dos participantes por questões éticas.

• Local – Onde foi realizada a pesquisa. Também sempre mantendo o sigilo. Por exemplo: “a pesquisa foi realizada na sala...
tracking img