Globalstar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Globalstar: conecting people everywere.

Um anúncio surpreendente
No dia 25 de Agosto de 1999, os leitores do Wall Street Journal e de outros jornais importantes ficaram surpresos ao depararem-se com um anúncio que trazia uma carta de John Richardson, o novo diretor da Iridium. A Iridium era uma rede de telefonia móvel global, baseada numa rede de satélites que a empresa tinha lançado háapenas nove meses. Na carta, Richardson dizia:
“Os pioneiros deparam-se com desafios únicos, e nós cometemos alguns erros no lançamento do nosso serviço. Reconhecemos os nossos erros e estamos a trabalhar diligentemente para corrigi-los. O nosso principal objectivo é oferecer um serviço de classe mundial aos nossos clientes.
Para alcançar os nossos objetivos, temos que melhorar a nossa situaçãofinanceira. A Iridium LLC recentemente entrou com um pedido de protecção de credores, num esforço para concluir uma restruturação financeira num processo ordenado e supervisionado (...) Quero deixar claro para os nossos clientes, investidores e parceiros de todo o mundo que a Iridium vai continuar a oferecer um serviço de telecomunicações global pioneiro e de alta qualidade, sem interrupções.

Saindode órbita
Os departamentos de inovação e desenvolvimento de telecomunicações sempre sonharam com uma rede de satélites em órbita ao redor da Terra que permitisse a qualquer um fazer ligações telefónicas em qualquer parte do planeta. A Iridium e os seus financiadores —Motorola, Kyocera (uma fabricante de componentes japonesa) — demoraram mais de 12 anos e investiram mais de cinco mil milhões dedólares para tornar este sonho uma realidade. Como é que uma empresa com um conceito tão inovador e tão aclamada pode falir tão drasticamente, de maneira tão rápida?
Os engenheiros da Iridium desenvolveram um sistema que contava com 66 satélites para unir uma rede telefónica móvel em terra que combinava 200 serviços oferecidos em 90 países. A empresa organizou os seus membros em 15 gatewaysregionais (pontos de contacto), que eram responsáveis por promover os serviços da Iridium nessas áreas. Os gateways eram sistemas de transferência em terra que recebiam e direccionavam as chamadas de, e para os satélites.
Os financiadores da Iridium acreditavam que havia um grande mercado potencial para este serviço telefónico. Na verdade, um estudo da Merrill Lynch previu que, em 2007, 32 milhões deassinantes em todo o mundo estariam a pagar quase 32 mil milhões de dólares por ano pelo serviço telefónico via satélite. Este estudo referenciou que 65 por cento de todas as casas do mundo não tinham telefone. Mostrou também que o serviço telefónico móvel ainda não tinha penetrado em muitos países desenvolvidos e que mesmo nos Estados Unidos e na Europa grandes áreas não tinham cobertura paratelemóvel.
A agência de publicidade Ammirati Puris Lintas (APL) trabalhou com a Iridium no desenvolvimento de uma estratégia de marketing. A APL deslocou oito quadros dos seus escritórios em 77 países para trabalhar com os gestores da Iridium. A equipa da APL apresentou uma análise de 600 pessoas importantes que percorriam o mundo em negócios. Esta pesquisa apontou que estas pessoas se preocupavam como facto de estarem incontactáveis quando viajavam para lugares distantes, pois temiam perder acontecimentos importantes das respectivas empresas. Outra das preocupações destes viajantes era negligenciar as suas famílias. Estas pessoas detinham altos cargos, estavam na faixa etária do 35 anos para cima e tinham ocupações variadas (exploradores de petróleo, produtores de filmes...).
A Iridium tinhao produto que acabava com estes receios por parte dos executivos, e ainda tinha a vantagem de ir ao encontro com a necessidade de status deste tipo de clientes. Entretanto, o único modelo de telefone que a empresa desenvolveu parecia um tijolo e tinha uma antena parecida com uma bisnaga. Para além do telefone, o executivo tinha que carregar uma mala recheada de uma desconcertante quantidade...
tracking img