Globalição

1375 palavras 6 páginas
GLOBALIZAÇÃO

A globalização apresenta-se como um processo novo que tomou proporções incomensuráveis a partir da década de 1990, contudo, esse termo é bastante antigo e somente aparenta ser recente pelo fato de que nos dias atuais este nome obteve uma maior evidencia por parte da sociedade, que representa o alicerce da evolução tecnológica, uma vez que esta unifica comunidades e organizações com o intuito de dissipar as fronteiras e manter o mundo interconectado. .
No ano de 1865, os indivíduos já sentiam os efeitos da globalização, todavia, percebe-se que naquela época a sociedade não detinha todo o entendimento necessário para explicar tal fenômeno, mas com a ampliação nos setores de tecnologia e comunicação este processo disseminou-se mundialmente com tamanha rapidez podendo ser observado nas palavras de Coimbra e Tibúrcio:

A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar à Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (outubro-novembro/1997) levou 13 segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova Iorque e Telaviv, Buenos Aires e Frankfurt. Eis, ao vivo e em cores, a globalização. (COIMBRA E TIBÚRCIO, 2002, p. 252 apud Clovis Rossi).

Segundo Petri e Weber (2004), “esse termo globalização é de origem anglo-saxônica, podendo ser designada como mundialização, originado da língua francesa”. Para a compreensão de simples fatos como, a tecnologia de um celular que evolui em questão de segundos, a evolução do aparelho televisor, a marca do alimento que é consumido pela população, enviar um e-mail ou até mesmo fazer uma ligação para o exterior tudo isto está relacionado à globalização e a recente fase da expansão capitalista. A abordagem de um tema complexo e contestado exige a pontuação da origem de seu processo, a globalização para alguns teve inicio com as trocas de metais entre os estados absolutistas, período denominado mercantilismo, porem há

Relacionados

  • As nova bases de Prodição da Questão Social
    1024 palavras | 5 páginas
  • A INFLUENCIA DA GLOBALIZAÇÃO
    1508 palavras | 7 páginas
  • serviço social
    1818 palavras | 8 páginas