Globalizção e Desigualdades Regionais

3125 palavras 13 páginas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola DE DIREITO
CURSO DE DIREITO

O BRASIL NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO (I) - PIB E DESIGUALDADES REGIONAIS

curitiba
2013
BETINA bonette orgecovski bruna maria tomasoni bruna werlang paim rodrigo xavier viana berolatti vitoria antunes fontes washington alves

O BRASIL NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO (I) - PIB E DESIGUALDADES REGIONAIS

Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Socioantropológicos do Direito, como requisito parcial para a obtenção de nota parcial do bimestre.

Professor responsável: Dr. Cezar Bueno de Lima.

Curitiba
2013

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem por objetivo articular, dissertar e exemplificar acerca das desigualdades regionais no Brasil.
O Brasil é um país emergente, em crescente processo de industrialização e progressão socioeconômica, mas tais avanços não têm se dado na mesma proporção em todas as regiões e estados do território nacional, isso acontece devido a diversos fatores os quais serão citados no decorrer do trabalho.
A globalização é apresentada como o primeiro dos fatores responsáveis pela distribuição desigual de renda em cada região. O contexto histórico brasileiro, desde seu descobrimento, passando por diferentes governantes e fatores geopolíticos é outro fator, assim como a administração do produto interno bruto (PIB) brasileiro, guerras fiscais, corrupção, postura política da população e investimentos errôneos estatais.
A complexidade dos problemas apresentados a seguir, torna ainda menos simplória a resolução destes, contudo, pesquisas, hipóteses e ideias são válidas na busca de uma intervenção no patamar socioeconômico do Brasil.

2 GLOBALIZAÇÃO: UM CONTEXTO GERAL

A globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. É a fase mais avançada do capitalismo, onde com o

Relacionados

  • neo liberalismo
    682 palavras | 3 páginas
  • relatorio aula de topografia
    2947 palavras | 12 páginas