Globalização socioecomonica

1095 palavras 5 páginas
GLOBALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA

GLOBALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA

SUMÁRIO

1. GLOBALIZAÇÃO CULTURAL 4 2. O NACIONALISMO NA EUROPA 5 2.1. OS PROBLEMAS DO NACIONALISMO 5 3. PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DO BRASIL GLOBALIZADO 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8 1. GLOBALIZAÇÃO CULTURAL
A cultura está ligada a um povo, diante disso, como entender a globalização da cultura no contexto atual?
Se a cultura atual se fez no intercâmbio, como aceitar o fechamento de uma cultura a influências externas. Por exemplo, no Brasil a cultura é produto de sua miscigenação, ou seja através dos índios nativos, dos primeiros colonizadores europeus, dos africanos e os outros europeus que vieram para cá no séc. XIX e início do XX. A maioria dessas interações não muito pacíficas.
Além de todas essas influências, ainda temos a influência cultural norte americana, que é muito forte no Brasil, principalmente através da TV e cinema, seu poder cultural na área áudio visual é muito grande no mundo inteiro. Alguns países criaram barreiras a essas influências externas.
Fusões de grandes empresas mundiais criam mega empresas que ficam com um poder econômico e cultural enorme em suas mãos.
Será que estaríamos caminhando para uma padronização da cultura mundial?
Mesmo com as influências externas, os países podem manter suas tradições ativas, porém na maioria das vezes mescladas a culturas de outros lugares.
As muitas mudanças na comunicação e nos transportes também proporcionaram uma maior interação entre a cultura interna e a externa.
Outro exemplo, a cultura grega, tida como o berço da cultura ocidental, até chegar no que entendemos como Grécia antiga, também sofreu muitas influências externas, na maioria das vezes através de processos violentos.
Atualmente, com as viagens intercontinentais, rádio, TV e principalmente internet, não temos como escapar da globalização cultural, é um intercâmbio constante que temos que conviver.

2. O NACIONALISMO NA EUROPA
Ao longo do século XIX, o

Relacionados